• APPO discutirá contrato com voluntários

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/05/2016 15:55

    A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (Appo) promove amanhã, às 16h na Casa de Apoio, uma reunião com todos os voluntários que prestam serviços à instituição. O objetivo é decidir sobre um contrato que facilite o relacionamento da entidade com o voluntariado. O encontro será conduzido pela coordenadora de Projetos Sociais, Patrícia Portugal, e a psicóloga Natascha Takey.

    Apenas as entidades que necessitam do apoio e do trabalho de cada voluntário podem avaliar a importância dessa contribuição para o melhor funcionamento da associação e a possibilidade de oferecer aos assistidos uma variedade de serviços de atividades.

    Atualmente, a Appo conta com 38 voluntários, que oferecem serviços como: reike, fonoaudiologia, nutricionista, aulas de costura e artesanato, biodanza, teatro, dança de salão, manicure, cabeleireira, sobrancelha, dentre outros, além das vitoriosas, mulheres que venceram o câncer, que auxiliam na organização de palestras, vendas de rifas, bazares beneficentes e Dia da Beleza.

    Para ser um voluntário, é necessário querer dividir seus conhecimentos e habilidades especiais, participando de atividades importantes, tendo o desejo de ajudar aos outros obtendo reconhecimento e se sentindo útil, tendo o interesse em aprender novas habilidades e participar de atividades, ter parte do tempo livre. Para a Appo, é muito importante essa participação, eles agregam conhecimentos técnicos e profissionais que, muitas vezes, não se pode assumir como funcionários.

    A pessoa que se comprometer a desenvolver este trabalho deve acreditar que seu esforço e comprometimento irão modificar e colaborar para o crescimento da entidade e daqueles que são atendidos. As atividades de cunho social, ao contrário do que pode parecer, são exercidas de forma séria e, muitas vezes, necessitam de especialização e profissionalismo.

    Apesar de não fazerem parte do quadro de colaboradores, os voluntários têm uma regulamentação para exercerem suas atividades. A Lei 9.608/1998, denominada Lei do Serviço Voluntário, define que a pessoa não gera vínculo empregatício, pois o trabalho é realizado em entidade pública, sem fins lucrativos e com objetivos sociais. 

    Últimas