• Apesar da crise, comércio registra boas vendas para o Dia das Mães

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  • 10/05/2016 08:40

    O Dia das Mães é uma data importante para o comércio,principalmente na véspera da comemoração. Devido à atual crise que o país enfrenta, a expectativa para o setor este ano não era uma das melhores.No entanto, segundo informações do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis,o balanço não consolidado aponta que os lojistas estão satisfeitos com o movimento registrado na última semana.Eles revelam um resultado positivo para a data, mesmo não tendo ainda um comparativo com o ano anterior.

    Para Carla Mattos, gerente de uma franquia de roupas e acessórios na rua 16 de Março, o movimento ao longo da semana foi bom.“Apesar da crise, tivemos uma resposta positiva dos clientes, principalmente no sábado, já que a maioria deixa para comprar os presentes na véspera”. Carla conta ainda que o balanço de vendas foi positivo e bem parecido com 2015, sendo a meta estabelecida atingida pelos vendedores. “Além disso, contamos com uma equipe treinada para atender da melhor forma possível e orientada a montar um ‘look’para o cliente, a fim dele sair da loja com pelo menos três peças, ao invés de uma só”.

    Outro fator que contribuiu para o aumento nas vendas foia chegada do frio. Dentre os produtos mais vendidos pela loja estão casacos em tricô e jaquetas de couro. “Vale ressaltar que muitas pessoas também deixam para comprar o presente depois, e ontem, alguns clientes vieram procurar algo para as mães e também trocar peças que não ficaram boas”, conclui Carla.

    Porém, nem todos os estabelecimentos tiveram tanta sorte. De acordo com uma vendadora de uma loja de sapatos e acessórios, também na rua Dezesseis de Março,o movimento foi positivo apenas no sábado. Em comparaçãocom o ano anterior,ela revela que houve quedanas vendas. “A expectativa era grande, mas infelizmente o resultado não foi o esperado. Acredito que ao longo da semana a procura deva ser mais para a troca do que para compra”. Ela ainda conta que também recebeu ontem clientes à procura de presentes.

    De acordo com o indicador calculado pelo SPC Brasil(Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o volume de vendas parceladas na semana anterior ao último domingo (de 1 a 7 de maio) caiu 16,40% em relação ao mesmo período que antecedeu o dia das mães, no ano passado. Esses índices são nacionais e, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis,Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, refletem o momento econômico brasileiro.

    “Essa queda no índice de vendas a prazo revela que as mães nesse ano ganharam presentes mais baratos, que não precisaram ser parcelados.Isso significa, na minha opinião, que os consumidores estão mais receosos na hora de se endividar, seja pela alta dos juros, pelo aumento da inflação ou mesmo pelo medo do desemprego”,explica Luiz Felipe.

    A pesquisa aponta ainda que a essa queda de 2016 se segue um leve recuo de 0,59% verificado em 2015.Em períodos anteriores, as variações foram de -3,55%(2014), +6,44% (2013),+4,40% (2012), +6,53%(2011) e de +9,43% (2010).

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