• APA Petrópolis cria rede para incentivar a compra de produtores locais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/04/2020 08:21

    Pensando em estimular o consumo de alimentos de produtores locais e criar alternativas que ajudem no escoamento da produção rural, a APA Petrópolis está montando uma rede de contatos de produtores que façam entregas domiciliares durante este período de restrições. A ação “Saúde e Solidariedade” vai disponibilizar a lista de contatos por localidade, para que a população possa fazer as encomendas. 

    Com a suspensão do circuito de feiras no Rio de Janeiro, produtores da agricultura familiar viram cerca de 70% das vendas reduzirem em menos de três semanas. E eles falam até em perda da produção por falta de escoamento dos produtos perecíveis. 

    Para driblar a situação, e manter a sustentabilidade de suas atividades, os produtores passaram a trabalhar com entregas domiciliares. Como ainda é pouco conhecido, se tornou necessário a união de forças para que este trabalho ganhe mais espaço e ajude não só os produtores, mas os consumidores que precisam dos produtos e estão em isolamento. 

    O presidente do Sindicato Rural de Petrópolis, Henrique Mesquita, disse que assim que as medidas foram anunciadas, houve preocupação. “A proibição das feiras impactou sensivelmente a produção no Brejal, que é o maior polo produtor de orgânicos de Petrópolis. O Hortomercado foi muito impactado e o movimento nas feiras do terminal rodoviário caíram 70%, assim como a feira na Praça 14 Bis, da qual também faço parte”, disse.

    Os produtores então arregaçaram as mangas e começaram a oferecer a opção delivery. “A maioria dos nossos clientes são idosos, e não podem sair nas ruas. A gente tem tido uma resposta positiva, mas ainda está está longe do que a gente precisa”, disse. 

    Leia também: Ovos de chocolate caseiros são alternativa para quem vende e quem compra nesta Páscoa

    Para facilitar essa busca, a APA Petrópolis, unidade de conservação federal gerida pelo ICMBio, iniciou esta semana um diagnóstico dos produtores rurais de Petrópolis que podem fazer entregas em domicílio. São produtores de verduras, legumes, frutas, laticínios, ovos, mel, geléia, doces, compotas, conservas, cogumelos e alimentos processados em agroindústrias locais. Para entrar na lista, o produtor deve entrar em contato pelo whatsapp (24) 98161-2232 e informar quais produtos vende, qual a área de entrega e a forma de pagamento. 

    Priscila Franco, analista ambiental da APA Petrópolis e responsável pela iniciativa explica que não há nenhum custo para o produtor e nem para o consumidor. Após o diagnóstico, a APA Petrópolis disponibilizará nas redes sociais a lista de produtores, organizada por bairros e distritos, facilitando assim que consumidores contactem diretamente os produtores rurais. 

    “A APA Petrópolis é uma organização pública, responsável pela gestão ambiental do território. Neste momento de isolamento social, nosso interesse enquanto poder público é facilitar e fortalecer a rede de solidariedade entre produtores e consumidores, de modo a favorecer toda a comunidade do município, tanto na saúde quanto na economia”, disse a analista ambiental.

    Últimas