Anticorpos no sangue de recuperados da Covid-19 ajudam a salvar pacientes infectados
Durante os últimos meses, as demandas urgentes de sangue não pararam. Agora, com o retorno das cirurgias eletivas na rede particular, além das vítimas de acidentes de trânsito, o estoque do Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa precisa da solidariedade dos doadores. Inclusive de quem já teve contato com o coronavírus. Os pacientes que se recuperaram há mais de 30 dias podem fazer a doação de sangue e ajudar a salvar pacientes que estão internados por causa da doença. O plasma do sangue destes recuperados possui anticorpos que pode ajudar a combater o vírus no organismo dos pacientes contaminados.
A enfermeira e coordenadora técnica do Banco de Sangue, Marcela Zelves, explica que o sangue dos pacientes já recuperados possui hemocomponentes que ajudam no tratamento de pacientes que enfrentam a doença. A terapia com plasma convalescente tem apresentado bons resultados na cidade e vem sendo utilizada em hospitais de vários estados.
O doador deve seguir os mesmos critérios de um doador habitual. Precisa ter entre 16 e 59 anos; estar em boas condições de saúde, ou seja, ter se recuperado do coronavírus há mais de 30 dias; pesar no mínimo 50 kg; não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses; não ter passado por endoscopia ou procedimento endoscópico nos últimos 6 meses; não ter tido sífilis, doença de chagas ou AIDS; e não ter diabetes em uso de medicações.
No momento do cadastro é preciso que o doador informe se teve coronavírus e em qual período. É importante frisar que as doações continuam necessárias também para pacientes que não tiveram coronavírus. Uma doação pode ajudar várias pessoas.
O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa mudou de endereço. Agora está localizado na Rua Dr. Paulo Hervê, nº 1.130, Bingen. O estacionamento é gratuito para doadores durante o período da doação, na Rua Paulo Herve, 1.375 (Badia Shopping). As doações podem ser feitas todos os dias, das 7h às 18h. Inclusive feriados.
Leia também: Setembro já é o mês com o maior número de mortes de pacientes com Covid-19 em Petrópolis desde o início da pandemia