• Ampliação de testagem deverá identificar perfil de propagação do coronavírus em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/05/2020 16:14

    Teve início nessa quarta-feira (27) o novo protocolo de testagem de pacientes que apresentem sintomas compatíveis com a infecção pelo novo coronavírus. Segundo a prefeitura, os testes rápidos estão sendo realizados nos pontos de apoio no Centro e em Itaipava e têm o objetivo de identificar o perfil de propagação da covid-19 no município. Na segunda-feira (25) o município recebeu 2.480 testes rápidos enviados pelo governo do Estado.

    De acordo com o novo protocolo, determinado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, a testagem deve ser realizada em pacientes que apresentem sintomas há pelo menos sete dias. Segundo a secretária de Saúde, Fabíola Heck, o manual de uso informa que o teste não é capaz de detectar a doença antes desse prazo.

    Leia também: Saúde retoma exames, consultas e cirurgias eletivas a partir de segunda-feira

    Os sintomas, segundo informou a secretária, estão incluídos em quadro com febre, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade respiratória. Os médicos são os responsáveis pelo processo de avaliação e recomendação ou não da testagem nos pontos de apoio. A secretária também informou que pacientes fora do perfil exigido não serão testados.

    De acordo com o prefeito Bernardo Rossi, que nessa quarta-feira vistoriou a realização dos testes no ponto de apoio ao lado da UPA Centro, a expectativa é de que haja aumento nos números do boletim, uma vez que mais pessoas com sintomas serão testadas. “Mas, ao mesmo tempo, também teremos uma visão melhor do índice de contaminação dos pacientes, o que vai nos ajudar em relação à flexibilização do comércio e demais atividades na cidade”, afirmou.

    Leia também: MPE e MPF recomendam retomada de atividades somente após estabilização da curva de contágio

     

    Últimas