• Alunos do CREI criam livro de receitas em braille

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/12/2018 11:00

    Biscoito de canela, brigadeiro, bolo de café e pudim de leite são algumas das delícias que integram o livro de receitas em braille criado por professores e alunos com deficiência visual que participam das aulas no Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa – CREI. Inédito na rede municipal, o livro pretende incentivar a autonomia dos alunos mostrando que é possível se aventurar na culinária. O lançamento oficial do projeto vai ocorrer no dia 19 de dezembro durante uma programação especial organizada pela direção do CREI para festejar o início das férias.

    A ideia surgiu durante as aulas de braille e de culinária. “Eles mostraram o interesse de montar o livro não só para eles, mas, também para ajudar outras pessoas que não têm acesso a esse tipo de material. É uma forma de não só incentivar a autonomia, mas, mostrar que eles podem tudo, escrever, cozinhar e incentivar outras pessoas a criar coisas novas”, afirmou o professor de culinária, Vitor Pizzi.

    Os alunos criaram também as capas dos livros. Nesse primeiro momento serão entregues quatro exemplares para os alunos que participaram ativamente do processo de construção do livro: ajudaram a escolher as receitas e as reescreveram na máquina de escrever criada justamente para a versão braille, a perkins.

    “Eu gostei muito da ideia. Agradeço a ajuda dos professores. O incentivo deles foi o grande responsável por essa criação. Acho que vai nos ajudar, mas também fará a diferença na vida de outras pessoas que possuem características semelhantes à nossa”, contou Eunice Marques, aluna do CREI. Eunice, hoje com 57 anos, perdeu a visão aos três anos, em decorrência do sarampo e meningite.

    Para a professora de braille, Patrícia Sena Raposo, a alegria dos estudantes na empreitada é estimuladora. “Eles estão muito felizes, sentindo como parte importante no processo. Eles mesmo estão reescrevendo as receitas, treinando a técnica do braille, reforçando o ensino de forma prazerosa. É muito gratificante fazer parte desse processo”.

    Programação especial: Auto de Natal, música e exposições

    No dia 19 de dezembro a programação especial de Natal no CREI, a partir das 14h, também vai contar com Auto de Natal, exposição dos trabalhos artísticos criados durante as aulas de arte, música e distribuição de biscoito de canela – que será preparado pelos alunos.

    “No CREI os alunos são atendidos respeitando as suas particularidades. É um local onde eles podem criar, aprender e se expressar e recebem todo carinho, atenção e orientação necessária para estimular a autonomia e o autoconhecimento”, afirma a diretora do CREI, Claudia Mussel.


    Últimas