• Alunos do Ciep Cecília Meireles são finalistas em premiação do Sebrae

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/06/2019 12:07

    O projeto “Revitalizando ambientes e empreendendo”, elaborado por alunos do CIEP Cecília Meireles, em Corrêas, é um dos três finalistas na categoria Ensino Médio da Premiação SEBRAE de Educação Empreendedora que reconhece a dedicação e o comprometimento de profissionais de Educação atuantes na promoção de iniciativas que despertam e estimulam competências empreendedoras em estudantes brasileiros. 

    Leia também: Inscrições abertas para a 10ª edição do Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes de Petrópolis

    O CIEP Cecília Meireles possui, desde 2017, o Ensino Médio Integral com ênfase em Empreendedorismo, agora chamado de Ensino Médio Integral Técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo. Em uma das disciplinas do curso, são debatidas ideias de projetos de intervenção e pesquisa, na qual os alunos precisam identificar um problema e agir para solucioná-lo. 

    O projeto foi desenvolvido a partir de uma observação feita pelos próprios alunos: “eles mencionaram que as pessoas tinham uma visão preconceituosa e negativa do nosso colégio e que eles mesmos tinham uma imagem equivocada antes de serem alunos daqui. Identificaram também um espaço inutilizado há anos, o antigo núcleo de saúde. Dessa forma, no segundo semestre do ano passado, começamos a revitalização desse espaço e tivemos a culminância com uma ação social. Esse ano estamos dando continuidade com destaque para a área cultural”, contou a professora Paula Vaz, uma das professoras idealizadoras do projeto.

    “No começo foi pensado como uma tarefa escolar, depois acabou virando um projeto elaborado para a comunidade ver e saber sobre as mudanças em nossa escola. Depois desse planejamento passamos para fase dois: a reconstrução do núcleo. Quando vimos o núcleo não acreditávamos que teríamos tantos problemas, e então tivemos que correr atrás para resolvê-los. Esse processo foi bem desgastante, mas todos nos ajudaram bastante, tantos os professores quanto o diretor que forneceu material para a reforma”, contou a aluna Kethleen Azevedo, da turma 3001 integral que desenvolveu o projeto.

    A partir disso, o projeto foi inscrito no concurso do Sebrae de Educação Empreendedora, chegando a finalista na categoria Ensino Médio na etapa estadual. O primeiro colocado de cada uma das quatro categorias irá para a etapa regional. O projeto foi idealizado pelos alunos da turma 3001, e pelas professoras Iulie Toman e Paula Vaz, e teve o apoio do Diretor geral, Adriano de Carvalho Fecher

    “Acreditamos que esse trabalho de (re) construção da imagem do colégio só é possível com a presença da comunidade, por isso, estamos abertos à divulgação de nossos projetos e gostamos de contar com a presença de pessoas que possam nos agregar”, contou uma das professoras idealizadoras, Paula Vaz

    “É emocionante representar a escola com um projeto nosso, é realmente esperançoso saber que tem pessoas que ainda acreditam em nosso potencial, porque se não fosse pela professora Iulie e a professora Paula não teríamos nem entrado nesse concurso”, disse Kethleen.

    A Premiação do SEBRAE Educação Empreendedora acontece nesta terça (4) às 14h30, no Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro.

    Últimas