• Alunos de Escola no Caetitu terão aulas na Casa de Formação em Corrêas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/08/2016 14:56

    As aulas dos duzentos alunos da Escola São José do Caetitu serão transferidas para a Casa de Formação da diocese de Corrêas. A decisão foi tomada após uma reunião com representantes da secretaria de Educação e integrantes do conselho escolar da escola realizada na manhã de hoje. No encontro, ficou decidido que a prefeitura vai se responsabilizar pelas mudanças estruturais necessárias na Casa de Formação. 

    A Casa de Formação foi disponibilizada para atender os alunos pela Mitra Diocesana. O local poderá ser usado sem custos para a prefeitura por seis meses, sendo que o prazo poderá ser estendido, caso haja necessidade. No entanto, o lugar precisa de alterações. "Dom Geraldo e a Maria Nilva da Mitra estão nos ajudando nesse processo. O Conselho escolar se comprometeu a apresentar três orçamentos diferentes dos materiais necessários para se fazer as mudanças e, a partir daí, a prefeitura vai fazer as mudanças necessárias que consistem em colocar telas de proteção, divisórias e garantir uma nova iluminação", contou Naila Pinheiro, representante da comunidade no Conselho escolar.

    Durante a reunião, também ficou decidido que o transporte dos alunos que moram no Caetitu para a Casa de Formação será oferecido também pela prefeitura. "Eles terão o transporte garantido durante o período em que as aulas ocorrerão na casa. A comunidade está esperançosa. Agradecemos a atenção da atual secretaria de Educação com relação ao caso", contou Naila.

    Reforma de escola: sonho que já dura 12 anos

    A decisão de mudar as aulas dos alunos para a Casa de Formação da diocese de Corrêas foi reforçada pela elaboração de abaixo assinado solicitando à Prefeitura de Petrópolis que realize obras estruturais na unidade. Em 2012, o telhado da escola foi condenado pela Defesa Civil mas, ainda assim nenhum reparo foi feito na unidade. Uma petição foi entregue semana passada à Secretaria de Educação pedindo para que seja confirmada a data de início das obras. O abaixo assinado online já reune 215 assinaturas e está no site secure.avaaz.org.

    A data para início das obras na escola não foi definida, mas, a apresentação de um plano de reforma para a Escola São José do Caetitu foi marcado. "Ficou decidido que em trinta dias os representantes da prefeitura farão uma visita a escola e apresentarão para os pais um plano de reforma para a escola. Segundo eles, a ideia é transformar o local para que futuramente a escola possa abrigar até 300 alunos. Vamos aguardar ansiosamente esse encontro. Depois de doze anos esperando por uma reforma, só nos resta a fé", explicou Naila. 

    Últimas