• Aluno do SENAI Petrópolis disputa seletiva para maior competição de educação profissional do mundo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/08/2016 14:22

    Técnica, rapidez e foco são os elementos que podem garantir a Leonardo de Paula Rufino, 18 anos, a medalha de ouro na principal competição de educação profissional do Brasil. O jovem é aluno do curso de Instalações Elétricas Prediais do SENAI Petrópolis e disputará uma seletiva na próxima semana em Campo Grande (MS), que poderá garantir uma vaga na equipe brasileira que disputará a WorldSkills 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

    Leonardo venceu as etapas escolar e estadual da Olimpíada do Conhecimento em 2015 e carimbou a participação na etapa nacional deste ano. Se vencer novamente, além do título de melhor do Brasil ele terá a chance de disputar com jovens de outros países, o posto de melhor do mundo em sua área.

    Para alcançar o objetivo, o aluno tem encarado uma rotina intensa de treinamentos. São dez horas de atividades diárias que seguem as mesmas dificuldades que serão encontradas durante a etapa nacional.  “Somos desafiados a realizar tarefas parecidas com as situações vividas no dia a dia, dentro de prazos e padrões de qualidade. Mas neste caso, além do cumprimento da prova, são avaliadas a postura profissional e toda a parte técnica”, explica Leonardo.

    Acompanhado integralmente por instrutores do SENAI, Leonardo vem testando suas habilidades em exercícios que podem durar até 20 horas de trabalho. As saídas para ir ao banheiro ou se alimentar são cronometradas e somadas ao tempo total da atividade. “Ele deve treinar dentro dos padrões internacionais que serão exigidos na prova. Para a nota final, o tempo é tão importante quanto um trabalho bonito e com qualidade técnica”, confirma Luis Carlos Kronemberger, instrutor dos cursos de eletricidade do SENAI Petrópolis.

    O jovem não esconde a ansiedade e se diz pronto tanto para a competição quanto para o ingresso no mercado de trabalho. “Somente pelo fato de ser aluno do SENAI já me sinto capacitado para atender as exigências da indústria. Mas o fato de passar pelos desafios me deixa ainda mais confiante para exercer a profissão quando conseguir o primeiro emprego”, garante o estudante.

    Nessa fase seletiva, o estado do Rio está sendo representado por 13 alunos de diversas unidades do SENAI, em várias ocupações industriais.

    O desempenho deles estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo SENAI. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

    Sobre a WorldSkills Competition

    A WorldSkills, que será realizada nos Emirados Árabes, em 2017, é a maior competição internacional de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço. Eles precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

    Ao longo de seus 65 anos, a WorldSkills Competition reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais. 

     


    Últimas