• Alimentação ajuda a evitar que a acne surja

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/04/2016 14:00

    Já faz duas semanas que a maior parte das pessoas, literalmente, “enfiou o pé na jaca”, comendo chocolates e outras delícias à vontade durante a Páscoa. E, por isso, muitos ainda sentem os efeitos negativos do exagero, como o aparecimento das acnes. Sim, são os excessos de calorias e gorduras ingeridas que provocam o surgimento de espinhas, e não o chocolate em si como foi dito durante muito tempo. Para atenuar os “estragos”, o ideal é que as pessoas passem a ingerir chocolates meio-amargo, que tem mais concentração de cacau e menos gordura, se comprado aos outros tipos, e controlem a alimentação.

    Segundo a massoterapeuta Maria Elisa Duarte, a adoção de outras medidas para evitar ou diminuir o aparecimento da acne também pode ajudar, como o uso de cremes que não tenham óleo na fórmula, o uso de sabonetes antioleosidade e adstringentes para limpar a pele, que eliminam a sujeira e poluição dos poros, responsáveis por inflamações, a remoção da maquiagem antes de dormir, e a utilização de cosméticos com PH mais ácido, que equilibra o excesso de gordura na pele, que deixa o pH alcalino. A acne acomete de 70% a 80% dos adolescentes. Espinhas isoladas são apenas o primeiro grau de uma doença de pele que pode até causar febre e dores musculares. “A acne também está diretamente relacionada à produção de hormônios sexuais, e por isso o aparecimento dela na adolescência. A produção dos hormônios sexuais estimula a glândula sebácea a hipertrofiar, o que aumenta a produção de sebo, e caracteriza a oleosidade típica da pele do adolescente. Já quem tem predisposição genética sofre um estreitamento e obstrução do folículo pilossebáceo, e isso, unido à oleosidade, ocasiona os cravos”, ressaltou Maria Elisa. Para tratar o problema, o ideal é que um dermatologista seja consultado para avaliar individualmente cada caso.


     Alimentação é fundamental para evitar a acne

    Alimentos com alto índice glicêmico (que causam uma elevação rápida da glicemia) são responsáveis por picos de insulina e IGF-1. O aumento de IGF-1 estimula a produção de andrógenos, o que leva ao aumento da produção de oleosidade e piora da acne. Os alimentos considerados vilões neste caso, são: chocolate, sorvete, pães, bolos, batatas fritas. Evite ainda alimentos embutidos, açúcar refinado, sal e alimentos ricos em gorduras saturadas. Esses costumam ser os vilões da doença.

    Últimas