• Alcides Carneiro terá 10 novos leitos de maternidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/09/2018 18:30

    A Prefeitura anunciou nesse sábado (21) que irá abrir mais 10 leitos de maternidade no Hospital Alcides Carneiro, além da nova escala de plantão médico para ultrassonografias, mudanças de fluxos e projetos de ampliação. O anúncio foi feito durante reunião com o juiz Alexandre Teixeira, da Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis. A decisão sobre a ação socioeducativa proposta pelo Ministério Público e Defensoria Pública foi adiada em mais 30 dias e uma nova reunião será realizada.

     “Estou muito satisfeito com o que foi apresentado aqui. Entendo que, agora, cabe às partes sentarem e chegarem a um acordo. Vejo avanços e um cenário positivo. Acho pertinente que estejamos suspendendo a Ação por mais trinta dias para dar, justamente, o tempo necessário para que as partes possam dialogar e chegar a uma definição”, disse o juiz Alexandre Teixeira de Souza.

    Em agosto, a unidade abriu mais 10 leitos de internação de maternidade. A especialidade, que contava com 44 leitos, passou a ter 54, no último dia 3 de agosto. Com a mudança, a maternidade do HAC baixou de mais de 100% de ocupação, que era a média neste ano, para 85,5%.

    “A taxa de ocupação vinha se mantendo acima dos 100%, como foi no caso de abril, por exemplo, quando tivemos uma ocupação de 113%. Com mais leitos reduzimos o percentual e conquistamos mais tranqüilidade no acolhimento”, disse o diretor técnico, Daniel Falcone, responsável por elaborar a apresentação.

    Foi apresentada, também, a escala de plantonistas de ultrassonografia. Desde terça-feira, a unidade conta com um quadro de profissionais recrutados para atender as demandas de ultrassom ginecológica e obstétrica integralmente. Os profissionais já estão atuando 24 horas por dia, sete dias por semana.

    “Já estamos montando um cronograma que vai possibilitar um mutirão de procedimentos ginecológicos, com o objetivo de reduzir a fila de pessoas que estão esperando. Vai ser um dia inteiro do próximo mês, como forma, também, de incentivo à Saúde da Mulher, pelo Outubro Rosa”, destacou diretor presidente do Hospital Alcides Carneiro, Filipe Fortuna.

    A melhoria no funcionamento da maternidade de alto risco também foi um dos pontos apresentados na reunião. Há cinco anos sendo o único hospital a realizar partos pela rede pública, no município, a unidade faz, em média, atendimento a 1,4 mil pacientes por mês. Foi explicado como é o fluxo completo, desde a entrada da paciente até a liberação. A Direção do HAC já implementou, desde o mês passado, a emissão de um resumo de atendimento para todas as pacientes da maternidade que tivessem alta hospitalar.

    A planta e o projeto de ampliação também foram mostrados ao juízo. A obra, no valor de R$ 12 milhões, inclui aquisição de gerador; ampliação da central de esterilização de materiais, Casa de Partos, reforma das enfermarias de clínica cirúrgica feminina e clínicas médicas feminina e masculina, reforma dos corredores, reforma da enfermaria de ginecologia, obra para ampliação da Unidade Pós Cirúrgica e de ampliação da urgência. Após o encontro, os participantes realizaram uma visita aos setores.

    Também já foram feitas as primeiras melhorias no setor de urgência. Nas primeiras intervenções, foram feitos consertos nas instalações, novas pinturas e reformas no banheiro, com troca de chuveiro, sanitários e pia. A sala de avaliação e observação amarela foi a primeira a receber as reformas. O espaço está em fase de transição para funcionar como atendimento de urgência pediátrica, em local de fácil acesso, no térreo do prédio. Em média, cerca de 4 mil pessoas passam pela urgência do HAC todo mês, sendo quase 40% de pediatria.

    Últimas