• Agendamento eletrônico para fazer Carteira de Trabalho está suspenso

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  • 06/10/2016 08:50

    O agendamento eletrônico para quem busca atendimento para emissão da carteira de trabalho e previdência social está temporariamente suspenso. A medida foi tomada depois de constantes falhas no sistema de emissão de carteiras, que tem gerado inúmeras reclamações em várias cidades do país. 

    Com o serviço suspenso, quem precisa emitir o documento vai ter que ir até uma das agências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ou do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para solicitar a emissão do documento. Dessa forma, o processo será semelhante ao que era feito antes da informatização do sistema. 

    A suspensão do serviço online deve durar, pelo menos, 30 dias. Esse prazo foi dado à Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, para que o órgão apresente uma solução definitiva para o sistema digital. 

    Segundo o Ministério, cerca de 1,5 milhão de carteiras de trabalho serão distribuídas em todo o país, sendo 26 mil para o estado do Rio de Janeiro para suprir a demanda nesse período de 30 dias. 

    Nesse meio tempo, as carteiras continuarão sendo feitas de forma computadorizada, mas caso haja falhas no sistema, o documento poderá ser confeccionado manualmente. A decisão vale até que o sistema volte ao normal.

    O MTE disse, por meio de nota oficial, que o serviço de atendimento agendado pela internet está temporariamente suspenso em todas as superintendências, gerências e agências do país. "A empresa responsável pelo sistema foi notificada a buscar solução no prazo de 30 dias. Somente após esse prazo, o Ministério do Trabalho informará sobre a normalização. Enquanto isso, o trabalhador será atendido presencialmente nas agências Sine, sem precisar agendamento prévio", disse.

    A mudança não atinge o atendimento agendado de outros serviços como o seguro-desemprego e o registro profissional. Aqueles que já agendaram o atendimento, e já tem uma data marcada, terão prioridade.

    Em Petrópolis, o atendimento deve ser feito direto no balcão da Delegacia Regional, que fica no Shopping Copacabana, na Rua do Imperador, centro da cidade. 




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