• Acionamento das sirenes do Sistema de Alertas da Defesa Civil segue novo protocolo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/01/2021 14:57

    A Defesa Civil (DC) de Petrópolis mudou o protocolo de acionamento das sirenes do Sistema de Alertas e Alarme das chuvas. As mudanças começaram a valer na quarta-feira (6) e partir de agora serão três toques: de alerta, de mobilização e de desmobilização. Petrópolis possui 18 sirenes instaladas em comunidades em áreas de risco.

    O primeiro toque das sirenes será de alerta indicando a ocorrência de chuva forte naquela comunidade, o segundo é de mobilização das pessoas que vivem nas áreas de risco, para os pontos de apoio e o terceiro indica a desmobilização. “A nossa equipe de meteorologia vai acompanhar a evolução da ocorrência das chuvas nessas regiões e com base nisso acionamos os protocolos de acionamento das sirenes”, explicou o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.

    O secretário ressaltou que o toque de desmobilização só irá ocorrer quando a situação foi segura e as pessoas possam sair dos pontos de apoio e retornar para suas casas. “Esse toque de desmobilização vai ocorrer depois das chuvas, quando a água já baixou o seu volume de infiltração no solo e diminuiu o risco de escorregamento”, disse.

    O tenente-coronel destacou ainda que nem esse terceiro toque será dado imediatamente após o fim da chuva. “Só vai ser dado quando, após os cálculos da equipe geotécnica, se entender qual o limite de água infiltrada no solo, se constatar que o solo está estável para que as pessoas possam retornar às suas casas”, explicou o secretário da Defesa Civil.

    As sirenes do Sistema de Alertas e Alarme estão localizadas na Rua 24 de Maio (Morro do Estado e Rua Nova); no Alto da Serra (Ferroviários); no Bingen (João Xavier); no Dr. Thouzet (Dr. Thouzet); no Independência (Rua Ó e Taquara); no Quitandinha (Amazonas, Ceará, Duques, Espírito Santo e Rio de Janeiro); no São Sebastião (Adão Brand e Vital Brasil); no Sargento Boening (Rua E); no Siméria (Frente para o Mar) e na Vila Felipe (Campinho e Chácara Flora).

    Leia também: Defesa Civil de Petrópolis agora faz parte do Sistema de Alertas do CENAD

    Últimas