• Ação na Praça D. Pedro faz alerta para o combate ao diabetes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/11/2019 11:30

    As ações em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, com data de conscientização no dia 14 de novembro, começam neste domingo (10), com o Circuito Mais Saúde com Diabetes, na Praça D. Pedro, das 9h às 12h. A iniciativa organizada pelo Lions Clube Petrópolis Centro e o Clube de Castores de Petrópolis Marcos Senna promoverá atividades voltadas para o alerta ao cuidado com a saúde orientações sobre práticas de atividades físicas, alimentação saudável, importância da realização rotineira de exames, além de aferição de glicose, pressão arterial e realização de teste rápido para a detecção de hepatite. A expectativa dos organizadores é chamar atenção para a doença que hoje no Brasil atinge mais de 13 milhões de pessoas, ou seja, 6,9% da população.

    De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em último levantamento feito em 2018, o município registrou 20.703 pacientes diabéticos atendidos na rede pública de saúde. Em 2019, até o momento, 14 mil pessoas já foram diagnosticadas com a doença nas consultas realizadas pelas unidades públicas de saúde. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a última pesquisa feita em 2016, aponta um crescimento do diagnóstico da enfermidade de 61,8% em um intervalo de tempo de 10 anos.

    “Mais de 422 milhões de pessoas no mundo inteiro estão vivendo com diabetes. O diabetes contribui com mais de 5 milhões de mortes por ano, é a 8ª principal causa de mortalidade no mundo”, destaca um dos organizadores do evento, Wilson Douglas Gualberto. O evento contará com o apoio de profissionais de saúde da Unimed, Laboratório Baffi e Faculdade Arthur Sá Earp Neto, além de professores de Educação Física. Na ocasião, os profissionais do Hospital Santa Teresa também fornecerão orientações sobre a doação de sangue.

    O evento, que pretende fazer um alerta para o cuidado com a saúde, reunirá ações de esporte e lazer. Profissionais de educação física estarão no local onde também serão promovidas aulas coletivas com a população. No dia 14 de novembro, quando o combate a doença é intensificado mundialmente, o Lions Clube vai realizar ações de conscientização com os pacientes do CTO. A rede pública de saúde, no mesmo dia, vai realizar ações nos atendimentos nas unidades básicas de saúde.

    De acordo com a Secretaria de Saúde, no município, a faixa etária que mais é acometida pela doença é de os adultos e idosos. A rede pública desenvolve o programa de diabetes que trabalha grupos de Educação em Saúde com temas relacionados à comorbidade e com o estímulo à atividade física.

    De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, o número de pessoas com a doença está crescendo. Em alguns casos o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações, por conta disso, ações globais são importantes para que a população fique atenta aos sintomas: vontade frequente de urinar, fome e sede excessivas, emagrecimento, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, entre outros.

    Últimas