Academias já podem requerer selo ‘Academia Segura’, que valida medidas de prevenção ao coronavírus
As academias do município já podem requerer o selo “Academia Segura”, que atesta o cumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus. Os estabelecimentos que comprovarem a implementação das normas e condutas de segurança estabelecidas para esse segmento, assinam como assinaram o termo de compromisso, receberão a chancela. Os interessados podem retirar a marca na Superintendência de Esportes e Lazer, no Centro de Cultura, a partir desta sexta-feira (9/7), das 10h às 17h.
Entre as regras que devem ser seguidas estão a interdição dos chuveiros nos vestiários. Todos os clientes, profissionais, colaboradores ou terceirizados têm que estar obrigatoriamente usando máscara e os armários e escaninhos deverão ser reduzidos em 50%, ou seja, à metade.
Leia também: Prefeitura autoriza funcionamento de academias a partir de segunda-feira
As academias devem ainda demarcar áreas no solo ao redor dos aparelhos para fácil visualização do correto distanciamento – 2 metros entre as pessoas. Também é preciso adotar algum tipo de controle que limite o número de frequentadores por hora, seja por gênero, número de matrícula, CPF ou marcação por aplicativos.
“O selo visa criar confiabilidade e segurança no retorno da atividade, principalmente para os frequentadores. Essas regras foram elaboradas em conjunto entre os nossos técnicos e o conselho de educação física”, conta o prefeito Bernardo Rossi.
A proposta de criação do selo foi apresentada pelos vereadores Hingo Hammes e Leandro Azevedo, que são profissionais da área de Educação Física. “As academias interessadas podem requerer o selo, mediante a comprovação do cumprimento das determinações, disponibilização de seu espaço para fiscalização e assinatura de termo de compromisso. Essa é mais medida de segurança para o retorno das academias”, explica o superintendente de Esportes e Lazer, Leandro Kronemberger.