• Abstenções e votos brancos e nulos podem bater 100 mil eleitores em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/10/2020 02:00

    Abstenções e votos brancos e nulos podem bater 100 mil eleitores em Petrópolis

    Nas eleições de 2018, 29,9 milhões de pessoas no primeiro turno e 31,3 milhões de pessoas no segundo turno deixaram de votar em todo o país.  E a previsão de especialistas, este ano, é de aumento deste número de forma expressiva, também tendo em vista a pandemia.

    Longe das urnas

    E aqui em Petrópolis, esta previsão é um grande problema para os candidatos. Nossa cidade tem, historicamente, um dos maiores números de abstenções do país. Na eleição de 2016 dos 244 mil eleitores aptos, 66.275 não compareceram à votação.

    Supera o eleito

    Além disso, Petrópolis tem um saldo de votos de protesto bem grande: em 2016 foram 6.356 votos em branco e 21.401 mil nulos. Somados com as abstenções são 38,6% votos perdidos, ou seja, 94 mil pessoas. Isto é maior que votação de Bernardo Rossi, eleito com 68.420 votos. Há quem aposte que este ano brancos, nulos e abstenções vão passar de 100 mil.  

    Eleitor vai poder justificar voto por celular

    Nada contra a tecnologia, muito pelo contrário. Mas a facilidade de poder justificar o voto este ano vai afastar ainda mais os eleitores das urnas.  Já é possível baixar o novo e-Título, aplicativo com mais funcionalidades. Com ele é possível justificar o voto até 60 dias após cada pleito, por meio dos celulares e tablets.

    Análise

    De um Partisans, entendedor de política, sobre o potencial dos demais candidatos nesta eleição: “resta a Bernardo Rossi ganhar, senão terá perdido de si mesmo”.

    Retorno

    O retorno da réplica do 14 Bis – iluminado em alusão ao Outubro Rosa – foi comemorado pelo governo igual final de Copa do Mundo.  Mas, se tivesse conservado e não preso com uma gambiarra ele nem teria caído…

    Segredo

     

    Tem um vereador que está recolhendo dados, inclusive sobre o mistério do conserto – porque não foi divulgada a empresa para onde foi levado e o custo de pouco menos de R$ 10 mil– para ir fazer uma queixa no Ministério Público. Esse negócio de segredo não ia mesmo acabar bem.

    Ponto turístico

    O Ciep do Quitandinha, abandonado, virou ponto turístico para os candidatos a prefeito. Tem sido escolhido para os vídeos em redes sociais. O espaço, que comporta 500 alunos em dois turnos, foi municipalizado em 2017, mas até então nenhum projeto foi desenvolvido no local.

    O prédio abandonado do Ciep do Quitandinha, ponto preferido dos vídeos dos candidatos a prefeito.

    Mais um cenário

    Outro cenário escolhido pelos candidatos – e aí aos que pleiteiam serem vereadores também – é a Escola do Águas Lindas, em Nogueira, desativada em 2016. Desde então é ocupada por moradores de rua e usuários de drogas. Projeto para que virasse um posto de saúde também não se concretizou. E assim, são muitas as lives feitas no local pelos candidatos.

    Lá tá pior

    É sempre bom a gente olhar o que acontece nas cidades vizinhas e olha que estranho:  Teresópolis tem 100% de ocupação dos 31 leitos de UTI. Mesmo assim, a justiça concedeu liminar à ação do Ministério Público determinando o retorno às aulas nos segmentos de educação infantil e fundamental nas redes municipal e particular.

    Benção

    Hoje é dia de agradecer e pedir uma benção especial de São Francisco para os melhores amigos do homem, os animais. Ao longo do dia serão celebradas quatro missas – 07h, 10h, 18h e 20h – na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. E das 8h às 12h os animais poderão ser abençoados. No pátio da paróquia haverá equipes disponíveis para orientação.

     

    Hoje tem benção de São Francisco para os animais na Igreja do Sagrado e missas – a das 10h é transmitida pelo Facebook da Paróquia).

     

     

    Últimas