• Abertura de rua provoca invasão de lama e riscos a moradores da Rua Pedro Elmer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/05/2017 10:00

    A abertura de uma rua destinada a ligar as Ruas Pedro Elmer e Spartaco Banal, no Itamarati, está causando polêmica entre os moradores. No último fim de semana, devido às fortes chuvas, parte da via cedeu e muita lama desceu pela encosta. Na manhã de ontem, indignados, moradores limpavam a rua e pediam providências da Prefeitura. “Ninguém sabe quem abriu a rua. No dia 28 de abril, com uma retroescadeira e um caminhão cortaram o morro e fizeram a rua ligando a parte alta da Spartaco Banal, próximo à quadra. Hoje (ontem) acordamos com a lama invadindo a rua e quase as nossas casas”, contou Cristiane Vieira. “A casa da minha mãe agora está em risco, por causa dessa ligação que ninguém sabe quem fez”, frisou.

    A ligação tem cerca de 100 metros e além de íngreme apresenta rachaduras. A preocupação dos moradores é que haja novos deslizamentos. “Eles só trabalhavam nos feriados e aos domingos para evitar fiscalização”, informou a moradora. Segundo ela, antes da obra, a encosta era coberta de árvores. “Elas foram cortadas antes, cerca de um mês. A secretaria de Meio Ambiente veio aqui, mas as intervenções continuaram”, relatou.

    Outra moradora, Heloísa Kloh também passou a manhã limpando a entrada da casa. “Foi muita lama que desceu e continua descendo com essa chuva esse é o nosso medo”, disse. Os moradores contaram que antes da abertura da rua, a passagem entre as duas localidades, era feita apenas por pedestres por uma escadaria. O acesso segundo eles era precário. “Esse morro era preservado, com as árvores e essa passagem que os moradores de lá usavam. Agora todas as árvores foram cortadas e a encosta corre riscos de desabar”, concluiu Cristiane. A rua fica atrás da sede do Palmeira.

    Últimas