• Aberta na sexta-feira, Semana da Língua Alemã segue até o dia 14 em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/04/2019 11:21

    Herzlich willkommen! É como se diz bem-vindo em alemão. E Petrópolis deu as boas vindas à Semana da Língua Alemã nesta sexta-feira (5), no Palácio de Cristal. A abertura do evento, que está em sua quarta edição – mas chega pela primeira vez à Cidade Imperial – contou com a presença do cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Klaus Zillikens, e do cônsul geral da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss. Cidade construída com a ajuda dos colonos alemães, a dança – uma das heranças deixadas por eles – foi a principal atração da abertura.

    Cerimônia de abertura da Semana da Língua Alemã em Petrópolis. Foto: Divulgação.

    Partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países, as Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil – realizam até o dia 14 de abril a quarta edição da Semana da Língua Alemã. A iniciativa realizará mais de 800 eventos em todo o Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas de teatro, atividades para crianças e apresentações musicais. Em Petrópolis, são 20 atividades em diversos locais e o evento vai contar com palestras, apresentação de grupos folclóricos, exposição de trajes típicos, contação de histórias, entre outras atividades, todas gratuitas.

    Durante a solenidade de abertura, o cônsul da Alemanha destacou que Petrópolis é uma cidade que preserva a influência da cultura alemã. “E a Semana da Língua Alemã vai fortalecer o patrimônio cultural alemão na Região Serrana”, disse. “É um grande prazer pra mim estar presente em Petrópolis. Na Suíça, são faladas quatro línguas e uma delas é o alemão, por isso estamos participando de todos os eventos da Semana”, completou o cônsul da Suíça.

    A abertura do evento, que tem como um dos objetivos despertar o interesse dos brasileiros para o idioma, contou com sete grupos de dança folclórica da cidade. Neste sábado acontece o Congresso Nacional da Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (FECAB), no salão paroquial da Igreja Luterana, com a presença de diversos palestrantes. Até o fim da Semana, acontecem atividades também no Palácio de Cristal, na Casa Stefan Zweig, no Museu Casa do Colono, entre outros.

    O evento em Petrópolis, que é apoiado pela prefeitura, através da Turispetro e do IMCE, é organizado pela Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (FECAB), o Clube 29 de junho, o Instituto Bingen, e a Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis (AGFAP).

    A programação está disponível na internet, no site.

    Últimas