• Abandonado, painel de Djanira aguarda restauração há nove anos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/02/2019 15:54

    Um ano e quatro meses após ter sido transferido do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio para o Centro de Cultura Raul de Leoni, o painel de Djanira, doado pela artista ao município em 1953, continua esquecido sem que as ações de restauração sejam executadas. Em Outubro de 2017, a Prefeitura de Petrópolis informou que a obra com mais de doze metros de comprimento e três de altura, passaria pelos procedimentos e que ficaria pronta em aproximadamente um ano.


    Foto: Arquivo Tribuna

    O procedimento foi ajustado no ano de 2010. A primeira etapa do trabalho começou em 2016, com o faceamento da obra, o que custou R$ 30 mil. Segundo o Iphan, o Ministério Público fez um Termo de Ajustamento de Conduta para a Prefeitura de Petrópolis se responsabilizar pela restauração do painel. O primeiro procedimento foi para evitar mais descolamentos da camada pictórica.

    O painel de Djanira retrata a diversidade de cenas e paisagens brasileiras e foi feito pela artista especialmente para a cidade. Ontem, a Prefeitura informou por meio de nota, que o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) finalizou a cotação para a restauração do painel, que teve o Termo de Referência elaborado com o acompanhamento do Iphan. O executivo disse ainda que vai abrir licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pelo serviço, mas não informou datas ou prazo para o início e conclusão do projeto.

    Técnicos do Instituto e do Museu Histórico Nacional, removeram o painel da Escola e levaram para o Centro de Cultura de Petrópolis, onde continua durante todo este tempo aguardando restauração. O órgão disse que não sabe informar o motivo de não haver a licitação até agora e que cabe a ele apenas a fiscalização da execução 

    Últimas