• A única renovação política possível é dando voz às mulheres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/07/2020 09:48

    É necessário falarmos abertamente sobre a posição da mulher na sociedade e na vida política. Infelizmente, quando nos aproximamos do processo eleitoral, eu acabo recebendo relatos de mulheres que buscam ingressar na vida política e que são desestimuladas por inúmeros fatores: as próprias siglas, a família e por outras lideranças. Neste espaço, gostaria de falar mais abertamente sobre esse tema. Principalmente para estimular uma maior participação feminina na disputa eleitoral.

     A nossa visão, nossas experiências, as nossas percepções, são singulares. Não podemos ser aceitas em um processo de tamanha importância para a representação municipal apenas como parte de uma cota ou apenas para preencher lacunas. As nossas posições de liderança devem ser respeitadas e não podemos aceitar nos tornarmos apenas os apoiadores de uma candidatura ou cabo eleitoral se, dentro de nós, temos a ciência da nossa capacidade.

    Estar na política é poder debater os temas mais importantes e levar, sempre conosco a vontade daqueles que confiam em nosso trabalho. Deste modo, não se deixe desestimular, porque temos a total capacidade de ocupar estes espaços e, por fim, mostrar que a política pode ser feita de uma forma completamente diferente.

    Um dos meus grandes sonhos é ver a paridade entre os sexos na Câmara Municipal. Porém, hoje, sou a única mulher na Casa Legislativa. Assim, gostaria de manifestar que somente nós, enquanto mulheres, podemos quebrar este estigma. Dando voz e espaço para que as mulheres possam atuar. Abrindo as portas para elas falarem e, ao mesmo tempo, entendendo e compreendendo a importância de lutarmos juntas por esta causa.

    Hoje as mulheres são a maior parte do eleitorado petropolitano, ocupamos espaços no mundo do empreendedorismo e de gestão, na advocacia e na segurança pública, porém, apenas unidas podemos fazer a atual realidade da representação feminina no Legislativo se transformar. Tenho a convicção que se elegermos mais mulheres podemos fazer uma real transformação na política local.

    A renovação perpassa pela mudança, ela se dá na valorização daquilo que precisa ser conservado, principalmente pela sua capacidade demonstrada, mas também é a explícita vontade mudar, de verdade, a estrutura imposta a nós. Realmente é uma questão complexa, mas tenho a certeza que se estivermos juntas nesse próximo processo eleitoral, conseguiremos impor esta verdadeira renovação! Não podemos negar que o debate será muito melhor quando tivermos a visão daquelas, que sentem na pele o preconceito e o machismo, na sociedade. 

    Tenho em mim que somente assim poderemos fazer a mudança que todos ansiamos. Enfim,  o manifesto que coloco nesse artigo é simples: vamos eleger mais mulheres para cargos públicos em 2020. Principalmente valorizando aquelas que já demonstraram a sua capacidade, aquelas mulheres aguerridas que lutam todos os dias para o seu espaço. Eu ainda tenho a convicção que a renovação da política só será possível com as mulheres em posição de liderança, em paridade com os homens que atualmente ocupam, quase que por completo, esses espaços de debate. Nós podemos.

    Últimas