• A origem do sofrimento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/04/2020 08:00

    Nestes tempos de pandemia, muitas pessoas se perguntam: como pode Deus permitir isso? Outros, já recorrem a Deus como nunca antes haviam feito.

    Ao olharmos para a Sagrada Escritura, vamos ver que a origem do sofrimento é responsabilidade totalmente nossa – do ser humano. Já dizia o apóstolo Paulo: “O salário do pecado é a morte.” (Romanos 6.23) E também: “O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.” (Gálatas 6.7)

    Com estas palavras de Paulo na mente, precisamos olhar para o Gênesis: lá estávamos nós no Jardim do Éden. Todos bem, tranquilos, sem sofrimento, dor, tristeza. Uma única ordem a ser respeitada: “E o Senhor deu ao homem a seguinte ordem: – Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.” (Gênesis 2..16,17)

    Mas o ser humano é teimoso e desobediente. Comeu do fruto da árvore proibida por Deus. E então Deus nos expulsa do Jardim do Éden. E o sofrimento de toda sorte de doenças, guerras, pestes passam a fazer parte da nossa vida.

    Outra compreensão errada sobre a doença: quem crê em Deus não fica doente. Ou: Deus cura se a pessoa tiver fé. O sofrimento, a doença fazem parte da vida das pessoas, tendo elas fé ou não. A fé não é garantia de vida sem sofrimento. Jesus mesmo diz João 16.33: “No mundo passais por aflições.” Jesus não diz em momento algum: “tenham fé que vocês não vão sofrer.” Jesus também nunca prometeu: “eu vou curar todas as doenças de vocês se vocês tiverem fé.”

    Evidentemente, não devemos ter uma atitude conformista, baixar a cabeça. Não! Devemos orar a Deus, colocar a ele nossos pedidos e acreditar que a cura é possível. Devemos mover nossos pés e buscar a ajuda da medicina, tratar nossa doença e buscar a cura!

    E também cobrar de nossas autoridades que façam programas de saneamento, de manejo adequado do lixo, de cuidados com a água, de tal forma que muitas das causas de doenças sejam eliminadas com cuidados preventivos.

    Mas devemos também estar conscientes de que, nesta vida, nem tudo tem solução! Somos seres humanos limitados. Precisamos aprender também que, às vezes, cura significa aprender a conviver com nossas limitações e tornar a vida o melhor possível dentro destas limitações, como acontece com quem tem colesterol ou diabetes. Vida sem sofrimento ou doença haverá somente no Reino de Deus! (Apocalipse 21)

    Que Deus nos dê sabedoria e discernimento diante das dificuldades da vida. Que a nossa oração seja a oração da serenidade, que diz:

    Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras.

    Últimas