• A importância do recesso escolar mesmo diante do isolamento social 

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  • 21/07/2020 09:22

    Por mais que a ideia de estudar em casa nos remeta a tranquilidade, podemos dizer que a pandemia de 2020 provou a muitos pais, educadores e educandos que não é bem assim. A rotina de estudos em casa exige empenho e dedicação de todos os lados, por isso muitas escolas que adotaram o sistema de aulas a distância durante a pandemia decidiram manter o recesso escolar este mês e garantir o descanso de uma ou duas semanas a alunos e professores. Já outras instituições alegaram que o recesso foi substituído pelo intervalo em março ou abril, enquanto as escolas ainda estariam se organizando para um retorno a distância. Toda essa movimentação gerou uma série de dúvidas entre a comunidade escolar: Como fica o calendário escolar diante da situação atual? O recesso é realmente necessário? 

    Diante de tantas incertezas este ano o que se pode afirmar com convicção é que o “novo normal” inclui repensar o tradicional planejamento escolar. As instituições que rapidamente se adaptaram a uma nova metodologia de ensino perceberam que o que se passa em termos de matéria presencialmente não corresponde a aquilo que se passa a distância, portanto seria inviável prosseguir com as atividades escolares sem um novo planejamento, tampouco sem uma nova didática. Nesse sentido se torna incoerente procurar encaixar os padrões disciplinares da educação presencial na educação à distância. O que percebemos nesses meses que se estenderam entre março e julho é que todos aqueles que envolvem a comunidade escolar precisaram se integrar a uma nova realidade, que de certo não foi um caminho fácil para todos. Diversos professores não possuíam aptidão com aparelhos tecnológicos para o preparo de suas aulas; diversos pais não possuíam os equipamentos necessários para que as aulas fluíssem em um ritmo agradável; diversas equipes de coordenação e orientação precisaram mapear alunos que não se encaixavam nessa nova realidade social, e por aí adiante. Tudo ainda está em processo de adaptação. 

    Encontrar o equilíbrio dentro de uma nova realidade não é uma tarefa fácil, por isso o recesso escolar se faz necessário para recarregar as energias, descansar e até mesmo aproveitar o tempo para se organizar com a mentalidade de que vamos precisar de mais um tempo nesse sistema, afinal, ainda que as aulas presenciais retornem em algum momento em 2020 precisamos ter em mente que as escolas que adotaram o sistema de aulas a distância faz dele um sistema mais seguro em paralelo a nossa nova realidade que não permite aglomerações. Não sabemos como será o futuro, mas podemos afirmar que a principio devemos aproveitar do que se construiu até o momento. 

    O recesso escolar este ano é tão importante quanto em todos os outros anos, afinal, estamos cansados; cansados emocionalmente e psicologicamente. É um erro pensar que por não estarem saindo de suas casas crianças e adolescentes não estão exaustos, muito pelo contrário, precisamos mais do que nunca estar atentos as suas formas de expressão. Precisamos repensar em nossa sociedade o “ser produtivo”, pois por vezes, parar, pensar, descansar, é a forma mais inteligente de prosseguir bem a caminhada. Cobrar boas notas, boas leituras, boas interpretações de texto nesse momento de pandemia já é algo muito delicado, por isso devemos ter cautela e muito cuidado com tudo aquilo que cerca a saúde de todos. São tempos atípicos, mas em último caso o conteúdo escolar pode ser revisado, o ano escolar pode até mesmo ser repetido, mas a saúde emocional é muito mais valiosa do que qualquer conteúdo e deve ser prioridade em casa e na escola. 

    Maria Angela é Petropolitana. Atualmente mestranda em História Social pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em Formação de Professores. Pós-graduada em História Militar Brasileira com um trabalho de pesquisa em escravidão no Brasil, recorrente desde a graduação na Universidade Católica de Petrópolis. É professora de História e atua na área de reforço escolar desde 2015 com trabalhos multidisciplinares com crianças, jovens e adultos. 

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