• A essência do Evangelho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/01/2018 17:25

    Neste texto de Marcos encontra-se a ESSÊNCIA do Evangelho pregado por Jesus Cristo. Marcos 1.15 descreve os pontos centrais da pregação de Jesus: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho.

    Vamos olhar essa palavra mais de perto.

    1. O tempo está cumprido. Que tempo é esse de que fala Jesus? É a hora do início da sua pregação pública. João havia batizado Jesus e Jesus havia vencido a tentação de Satanás no deserto. Portanto, estava preparado para iniciar sua pregação.

    2. O Reino de Deus está próximo. Com Jesus, o Reino de Deus já pode ser experimentado na Terra, pois Ele, o filho de Deus, já está entre nós. Mesmo assim, esperamos o dia em que o Reino de Deus virá definitivamente. Esta é a nossa esperança cristã. 

    3. Arrependei-vos. Arrepender-se! Jesus chama as pessoas a reconhecerem sua condição de pecadoras, a arrependerem-se dos seus pecados e viver uma vida nova, sob a orientação de Deus. Os cristãos sabem-se pecadores e, por isso, precisam pedir o perdão de Deus – 1 João 1.8,10 diz: Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. 

    Reconhecido o pecado, experimentamos o perdão de Deus: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1Pe 1.9)

    4. Crede no Evangelho. Crer significa confiar. Jesus nos convida e nos convoca a crermos no Evangelho, na boa nova de Deus. Confiar/crer é diferente de acreditar. Acreditar seria mais um achar, no sentido de dizer: eu acredito que hoje vai chover, – eu acho que hoje vai chover – eu acredito/acho que meu time vai vencer a partida. Confiar é algo bem diferente. Confiar em Deus é entregar-se totalmente às suas mãos, saber que Ele irá cuidar de nós. 

    E o texto de pregação de Marcos segue com o convite de Jesus aos pescadores Simão, André, Tiago e João para que sejam seus discípulos.

    Pescadores, na época de Jesus, eram gente simples, muitas vezes desprezadas. Certamente aqueles quatro homens já deviam ter ouvido falar de Jesus, de suas palavras, da sua mensagem: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho. E estes homens aceitaram o convite de Jesus, deixaram tudo que estavam fazendo e o seguiram. Juntam-se a Jesus na tarefa de anunciar a boa nova de Deus.

    Assim o convite de Jesus ecoa até nós: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. Não é possível ouvir a palavra de Deus e ficar sentado, sem fazer nada. A palavra de Deus nos constrange à ação:

    1º – à mudança de vida,

    2º – a nos tornarmos discípulos de Jesus, como fizeram aqueles quatro homens, anunciando que o tempo chegou e que o Reino está próximo,

    3º – a convidar outros ao arrependimento, à reconciliação, à confiança plena neste Deus revelado em Jesus Cristo.

    É preciso formação especial para isto? Não. O que é preciso é o que diz a palavra de Marcos 1.15: arrependei-vos e crede no Evangelho. – nada mais.

    E, quando cremos, não conseguimos mais ficar de braços cruzados; sentimos a necessidade de ajudar na pescaria da vida, como pescadores de gente, como discípulos de Jesus.

    Que nossa vida possa ser exemplo de fé e amor e que possamos ser testemunhas de Jesus até os confins da terra. Amém. 


    Últimas