• A beleza e o empoderamento da mulher negra ganham destaque no Centro de Cultura

  • 07/03/2019 14:00

    Aos 33 anos, a jornalista e modelo Elaine Vieira descobriu o poder e a beleza do seu corpo depois de um ensaio fotográfico de nu artístico, feito pela fotógrafa do Rio de Janeiro, Paula Eliane.  Agora, no mês das mulheres, ela transformou suas fotografias em uma exposição que representa não só o empoderamento da mulher, mas também valoriza a beleza negra. A mostra “Luz Negra”, que conta com 30 fotografias, está em exposição na Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni, e tem entrada gratuita. Aberta nesta sexta-feira (08), a mostra fica em cartaz até o dia 31 de março. A classificação é de 16 anos.

    Leia também: Exposição “Visões” está em cartaz no Parque de Itaipava

    “Percebi que, com 33 anos, meu corpo é lindo. Antes eu não me enxergava assim, acredito que não parei para me observar, não observava meus traços, ‘só os defeitos’. Com as fotos vi quem realmente eu sou. A sensibilidade da fotógrafa destacou outros detalhes que antes eu não via”, explica a modelo, lembrando que, após fazer as fotos, começou a notar o interesse também de outras mulheres.  “Vi que estava ali representando uma parcela do público que ainda vive os tabus da sociedade. Mulher, negra, careca, tatuada, com celulite, estrias, altura mediana. Essa é a nossa realidade que poucos estão acostumados a ver”, completou.

    A jornalista e modelo Elaine Vieira redescobriu o próprio corpo após a realização do ensaio fotográfico. Foto: Paula Eliane / Divulgação

    As fotos foram feitas no mês passado e é uma forma de expressão, empoderamento e também de representatividade, valorizando a beleza negra, de acordo com Elaine: “Foi um jeito de mostrar que sou livre, e que diante de qualquer situação imposta pela sociedade, tenho que me amar, e acima de tudo ser respeitada como mulher. Vejo um nu com sensualidade e sem vulgaridade. Fotografamos à noite e, além da pouca iluminação, as fotografias tiveram um brilho que resultou neste ensaio maravilhoso”, destaca.

    Leia também: Mulheres petropolitanas se destacam em atividades dominadas por homens

    Todas as fotografias são em preto e branco, o que dá um charme a mais para a mostra. A fotógrafa explorou jogos de luz e o resultado deverá encantar o público.

    O diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florêncio, destacou a importãncia de exposições que valorizam o poder da mulher. Foto: Paula Eliane / Divulgação

    “O Centro de Cultura é um dos principais equipamentos culturais do município e é muito importante recebermos exposições como esta, que valorizam o poder da mulher, neste mês que comemoramos o dia delas”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

    A Galeria Van Dijk, fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro Histórico. A visitação pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h.

    Últimas