Você já ouviu falar no coletor menstrual? Tire as suas dúvidas
A candidíase afeta a saúde íntima de diversas mulheres e consiste em uma infecção genital causada por um fungo chamado Candida Albicans. A infecção aparece com mais frequência quando há um desequilíbrio da flora vaginal. Muito se fala sobre algumas opções que podem diminuir o índice do desenvolvimento de candidíase e o coletor menstrual é uma delas.
A Doutora Guísella De Latorre, Ginecologista e Obstetrícia, afirma que se compararmos o coletor menstrual com outras opções, como o absorvente comum ou o absorvente interno, as chances de se desenvolver candidíase são bem menores com o uso do coletor.
“Inclusive, eu descobri o coletor menstrual e comecei a indicar para pacientes que tinham candidíase de repetição”, conta a Doutora Guísella. “O absorvente agrava muito o processo”, completa. Isso porque com o coletor a umidade do sangue não fica em contato com a vagina, o que diminui a proliferação de fungos evitando que acandidíase patológica se instale.
O copinho coleta o sangue, já os absorventes absorvem a menstruação e acaba por absorver também a lubrificação natural, o que causa o ressecamento da vagina. “Devemos também ficar atentos as roupas, isso influencia a causa dacandidíase, assim como calcinhas que abafam e não são de algodão”, completa a Doutora Guísella