• Segunda dose da Coronavac chega a Petrópolis: aplicação começa na próxima semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/02/2021 19:12
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Chegou a Petrópolis nesta quarta-feira (3) a segunda dose da vacina Coronavac, com 4.955 unidades. Ela começa a ser aplicada no público que já foi vacinado a partir da próxima semana, após a conclusão dos trabalhos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Postos de Saúde da Família (PSF). Além disso, Petrópolis recebeu um reforço de 790 vacinas para a primeira dose.

    A Secretaria de Saúde lembrou que a data prevista para aplicação atende o prazo estipulado pelo fabricante, que determinou a aplicação a segunda dose até 28 dias após a aplicação da primeira dose. O prefeito interino Hingo Hammes disse que o município segue trabalhando para garantir a chegada de novas remessas da vacina, de maneira que o município possa ampliar a campanha para os demais públicos.

    “Esperamos poder, em breve, anunciar a abertura dos postos de vacinação, com a imunização dos idosos com mais de 75 anos. É preciso, no entanto, deixar claro que a quantidade de doses enviada pelo Ministério da Saúde até agora não nos permite ampliar a campanha. Estamos cobrando dos Governos Federal e Estadual uma distribuição proporcional à população para todos os municípios”, explicou.

    São 4.955 unidades para a segunda dose, e outras 790 para a primeira dose. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Petrópolis)

    Diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger explicou que a remessa que chegou nesta terça-feira para a segunda dose da vacina é um pouco maior do que a esperada.

    “Recebemos hoje para a segunda dose da vacina uma remessa um pouco maior do que a anterior. Esperávamos 4.905 doses e recebemos 4.955. Com as 50 doses recebidas a mais vamos vacinar mais 25 pessoas, garantindo a elas primeira e segunda doses”, disse.

    A diretora explicou que esta segunda dose é apenas para quem tomou a Coronavac, ou seja, profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente no combate ao Covid-19 nas UTIs e salas de urgências e emergências, idosos maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência e deficientes maiores de 18 anos que vivem em residências inclusivas.

    “Neste retorno, nossas equipes vão otimizar a vacinação, aplicando também a primeira dose nos profissionais de saúde que não foram contemplados na primeira etapa e nos profissionais que trabalham nas instituições de longa permanência”, esclareceu Elisabeth.

    Até o momento, a quantidade de vacinas que Petrópolis recebeu é suficiente para vacinar 9 mil pessoas (com vacinas da CoronaVac e da AstraZeneca), o que representa um terço do público estimado para a primeira fase da vacinação no Plano Municipal.

    “Ainda temos uma quantidade muito pequena de vacinas, diante da nossa necessidade. Estamos atuando de forma criteriosa para garantir que as doses sejam destinadas ao público estipulado de forma segura”, afirmou o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa.

    Últimas