• Estiagem continua causando falta de água em diferentes pontos da cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/10/2016 11:40

    A época de estiagem que ocorre neste período do ano em Petrópolis já começou a causar falta de abastecimento de água em alguns pontos da cidade. A concessionária Águas do Imperador realiza manobras específicas e usa caminhões-pipa para tentar minimizar os danos. Com as temperaturas elevadas, o consumo tende a ser maior. A população deve utilizar água de maneira consciente.

    As partes altas da cidade são as que sentem primeiro, pois precisam do bombeamento para serem abastecidas. Como as bombas são acionadas automaticamente pelo volume e pressão da água nas redes, quando esses diminuem, o abastecimento dessas regiões fica prejudicado. A Águas do Imperador informou que está realizando manobras técnicas que consistem no fechamento do abastecimento para as partes baixas, com o intuito de aumentar o volume e pressão da água nas redes, de modo que seja possível chegar às partes mais altas. Também foram disponibilizados quatro caminhões–pipa para reforço do abastecimento dessas áreas.

    As chuvas dos últimos dias não ajudou muito na reposição dos mananciais, embora a diminuição do calor faça com que o consumo de água seja menor. De acordo com a Águas do Imperador, as últimas chuvas volumosas, minimamente produtivas para reposição de manancial, caíram no dia 4 de setembro. Foram 25mm na Vargem Grande e 33mm no Caxambu Grande. “As chuvas verdadeiramente significativas para o abastecimento são as de pelo menos 50mm, quando caem na bacia ou cabeceira dos rios. Nas últimas semanas tivemos tempo fechado, mas com pouca chuva”, informou.

    De acordo com o instituto de meteorologia Climatempo, a estiagem não tem a ver com o fenômeno La Ñina, que ainda não está formado. E informou: “a atmosfera quente e úmida já vem provocando os temporais localizados e fortes, típicos da estação, especialmente sobre São Paulo, Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais”. É confiando nas chuvas que a estação mais quente traz, que a Águas do Imperador espera enfrentar o verão.





    Últimas