• Investimentos garantem aumento de 73% no número de cirurgias no HAC

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/02/2016 09:30

    Cresceu 73% o número de cirurgias realizadas em 2015 no Hospital Alcides Carneiro. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2012, foram realizadas 3.848 cirurgias no hospital, número que passou para 6.669, em 2015.  Essa ampliação no atendimento reflete, segundo a secretaria, os investimentos que feitos pelo governo nos últimos três anos. Também aumentou significativamente o número de exames, consultas ambulatoriais, internações e cirurgias realizadas na unidade, que é a maior da rede pública de saúde do município. 

    “Quando assumimos o governo em 2013 encontramos o Alcides Carneiro com dívidas, salários atrasados, falta de insumos, UTI fechada e com apenas duas salas do centro cirúrgico funcionando. Reestruturar o hospital era o nosso compromisso. Iniciamos então uma série de investimentos dentro do HAC, que hoje conta com novos serviços, como as cirurgias vascular, urológica e pediátrica”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, ao comentar os números. Ele acrescentou que também reativou quatro salas do centro cirúrgico, fazendo aumentar de duas para seis o número de salas para cirurgia em funcionamento. “Hoje a UTI está aberta, em pleno funcionamento; entregamos 28 novos leitos da maternidade; temos um novo tomógrafo e o aparelho de ressonância magnética já chegou. São investimentos importantes que estão mudando a cara do HAC, que é o hospital do povo”, ressaltou o prefeito.

    Outro dado importante é o aumento na quantidade de internações. Em 2012, foram 5.368. Em 2015, foram registradas 8.657 internações – um aumento de 61%.  “Esses números mostram a mudança do perfil do hospital, que nesses três anos firma-se como uma unidade de retaguarda para a rede municipal de saúde, especializada em procedimentos como a cirurgia geral, oncológica, vascular, urológica e pediátrica”, ressaltou a diretora geral Ronye Faraco.

    O morador de Madame Machado, Diego Cardoso de Mello, de 29 anos, faz parte desta estatística do HAC. “O atendimento está muito bom, sou muito bem tratado. Quando chegamos aqui, percebemos que tudo melhorou bastante”, disse o paciente. Apenas em 2015 foram realizadas 1046 cirurgias gerais no hospital, além de 454 pediátricas e quase mil cirurgias urológicas e vasculares.

    “Vamos chegar ao fim de 2016 com números ainda mais positivos. As obras que estão acontecendo em todo o hospital vão garantir um aumento no número de leitos e mais qualidade e organização no atendimento aos pacientes”, frisou o prefeito. A reforma do HAC está na reta final. Vinte e oito leitos da nova maternidade já foram entregues. As intervenções continuam na pediatria e na portaria. Com a conclusão da obra, o hospital ganhará 44 novs leitos de clínica médica e cirúrgica, além de nove leitos de alojamento na pediatria. Também passa por reforma o Centro de Imagens onde foi instalado o novo tomógrafo e onde ficará a ressonância magnética.


    Serviços                                   2012                      2015


    Internações                              5.368                    8.657

    Cirurgias                                  3.848                    6.669

    Ambulatório                           38.570                  54.970 (consultas)

    Exames Laboratoriais        333.508                  362.380

    Últimas