Esportes de praia fazem sucesso no verão
A praia, além de sinônimo de lazer, também pode significar esporte. Um exemplo disso é o projeto Geração Craque só na Bola, que é dedicado às modalidades realizadas na areia da praia de Copacabana – futebol, vôlei e handebol. Com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, a ação beneficia cerca de 800 alunos, com idades entre 5 e 21 anos. As atividades gratuitas reúnem crianças e jovens, em grande maioria, das comunidades pacificadas do entorno dos bairros da Zona Sul do Rio – Leme, Chapéu-Mangueira, Pavão-Pavãozinho, Tabajaras, Santa Marta, entre outras.
Segundo Almir Fernandes, idealizador do Geração Craque, um dos principais ganhos do projeto é a integração social.
– Cerca de 80% dos nossos alunos são moradores das comunidades próximas do bairro. Aqui, cobramos que todos estejam na escola e apresentem o boletim. O esporte é uma importante ferramenta social que pode proporcionar um futuro melhor – disse Almir.
Alguns alunos evoluíram tanto que se tornaram jogadores profissionais e até mesmo professores da iniciativa. Thiago da Rocha, de 11 anos, segue por este caminho. Há três anos, o menino integra a equipe sub-12 do Vasco da Gama, na categoria society.
– Quando comecei no projeto, só sabia chutar de esquerda. Fui treinando e aprendendo muitas coisas. Os professores e os alunos mais velhos nos ensinam bastante. Estudo de manhã e à tarde venho treinar – contou Thiago.
Morador da Ladeira dos Tabajaras, Alexandre Elias é outro talento revelado pelo projeto. Com 13 anos, o adolescente se apresenta no fim deste mês no Flamengo e promete se dedicar ainda mais ao futebol.
– Jogo na posição atacante. Antes, era muito peladeiro, jogava de qualquer jeito e não sabia muito bem os demais fundamentos do futebol. Sempre gostei de esporte e, quando dava, praticava bodyboard. Com o projeto, posso treinar e crescer como um profissional – afirmou Alexandre.
As meninas também têm vez
Yasmin Neri, de 19 anos, sempre gostou de praticar vôlei. A jovem, também moradora do Tabajaras, chegou a jogar na equipe do Botafogo por três anos. Mesmo não seguindo o esporte profissionalmente, Yasmin não deixa a atividade física de lado.
– O vôlei sempre foi uma das minhas paixões. Este projeto social é muito bom, pois atende diversos alunos e de várias idades – disse Yasmin.
Pai do pequeno Hugo Francisco, de 6 anos, Marcelo da Silva, também elogia iniciativas como esta.
– Meu filho chegou ao projeto com 4 anos. Ele estava um pouco gordinho e o esporte faz com que ele ficasse mais ativo. Acho excelente porque aqui não fica restrito só ao futebol – ressaltou Marcelo, de 39 anos, morador da comunidade do Cantagalo.
O projeto Geração Craque só na Bola está com vagas abertas para as três modalidades esportivas. O aluno precisa apresentar atestados de escolaridade e médico, além da autorização do responsável, no caso de menores de idade. As aulas são diárias, das 17h às 21h, na praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace. Informações através do e-mail almirgeracao@yahoo.com.br.