• Fila de espera para a mamografia é zerada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/09/2016 11:00

    A menos de 10 dias do início da campanha Outubro Rosa – mês de conscientização ao câncer de mama -, a Prefeitura comemora o fim da fila de espera pela mamografia. O exame é realizado na rede pública no Hospital Alcides Carneiro (HAC) e no Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente (Imuca – Centro de Saúde). Nas duas unidades, entre janeiro e agosto deste ano foram realizados 3.159 exames.

    O mamógrafo do HAC foi inaugurado em 2013. O aparelho é considerado pelos especialistas um dos mais modernos e realiza quase 400 exames por mês. No Imuca, a realização do exame foi retomada em março deste ano, após a conclusão da reforma da unidade. Hoje são feitos no local 240 exames por mês.

    “Tivemos que interromper a realização do exame no Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente para evitar danos ao mamógrafo. Foram meses de muito trabalho, até que conseguimos reativar o aparelho do Centro de Saúde e também oferecer mais vagas no HAC. Com isso, zeramos a nossa fila e hoje, a mulher que precisa fazer a mamografia espera menos de 30 dias pelo procedimento”, comemorou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

    A diretora do Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente, Marilda Plácido, também comemora os avanços nas políticas públicas para a saúde da mulher. “O nosso mamógrafo recebeu o certificado de qualidade em mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Para nós é um reconhecimento do nosso trabalho e a certeza que estamos oferecendo um serviço de qualidade para as mulheres que procuram a rede municipal de saúde”, disse.

    A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciane Bomtempo, lembra que o câncer de mama é a causa mais frequente de morte por neoplasias em mulheres e que cada vez mais a rede municipal de saúde vem se estruturando para garantir o acesso à informação e também a exames e procedimentos. “Hoje, a cidade está muito à frente de boa parte dos municípios brasileiros, assegurando atendimento médico, mamografia, exames e cirurgias. Os avanços foram garantidos com sensibilização de profissionais da rede de atenção básica e uma série de novos serviços no HAC, incluindo mamografias; a criação, em 2015, de um Centro de Radiologia Mamária; e a abertura do serviço de cirurgia para reconstrução de mama”, ressaltou.

    Outro dado positivo é em relação as cirurgias de mama realizadas no Hospital Alcides Carneiro. No momento, não há fila de espera pelo procedimento e 12 pacientes estão sendo preparadas para a cirurgia. Atualmente, o HAC opera cinco mulheres por semana. “É mais um motivo de comemoração. Com a chegada do Outubro Rosa percebemos que as mulheres procuram mais os serviços e é gratificante saber que a nossa rede municipal de saúde está estruturada, podendo oferecer esses serviços e garantindo a essas mulheres um acesso a uma saúde pública de qualidade”, concluiu Luciane Bomtempo.

    Últimas