• A Primavera chegou!

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/09/2016 17:10

    Adeus frio, a primavera chegou! Quer dizer, mais ou menos. A estação mais bonita do ano começou hoje (22), exatamente às 11h21. Por toda a cidade copas coloridas trazem beleza gratuita a quem repara, contudo as temperaturas baixas prometem ainda ficar em Petrópolis por alguns períodos na estação das flores.

    De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista do Climatempo, em outubro, as frentes frias devem continuar avançando pelo país, sem bloqueios atmosféricos, e no sudeste deve chover perto da normalidade em quase todas as áreas. Já em novembro, deve haver bastante chuva ao longo do mês. E em dezembro também pode ter chuva acima da média.

    Em Petrópolis, no Centro Histórico, 12 mil novas mudas de diversas espécies foram plantadas para embelezar ainda mais a chegada da Primavera. Espécies como as margaridas, bulbines, salvias e lantanas são flores da época e foram escolhidas para preencher nossos jardins. De acordo com a paisagista e gerente de parques e jardins da Comdep Márcia Froes, "a intensão é o colorido e contribuir com a fauna, pois certas espécies de flores atraem borboletas".

    Para a manutenção dos jardins e praças, a Comdep faz o uso da terra preta como adubo, areia, barro e calcário. "Com isso a gente reduz o pH básico da terra e evitamos que a terra fique compactada", observou Márcia. Além disso, o período de chuvas da primavera ajuda a floração.

    E o petropolitano parece estar contente com os novos jardins. "Isso é bom para Petrópolis. A cidade fica ainda mais bonita. E é sempre bom investir no meio-ambiente, na vegetação, afinal de lá depende o ar que respiramos", disse o vendedor Alexandre Ferreira Mello, de 43 anos.

    Mas, infelizmente, o número de roubos de mudas dos jardins e canteiros ainda é grande. A paisagista conta que foram plantadas em frente ao Horto em Itaipava 140 mudas de abacaxi roxo e que em cerca de três dias mais de 100 foram roubadas. "É preciso um trabalho de conscientização de que essas plantas são para nós, o povo. E que as pessoas entendam que, ao arrancar as plantas, prejudica-se o solo", lamentou Márcia.


    Últimas