Prefeitura estuda transferir o Ciop, que atualmente funciona no Centro de Cultura
Criado em 2018, o Centro Integrado de Operações de Petrópolis (CIOP) pode ser transferido de local. Atualmente, a unidade está instalada em uma sala no Centro de Cultura Raul de Leoni, mas a Prefeitura de Petrópolis estuda colocar o CIOP em outro prédio. Entre as possiblidades está a sede da Defesa Civil (DC).
A retirada do CIOP do Centro de Cultura é uma das reivindicações da classe artística. A questão foi abordada pelos artistas petropolitanos no ano passado que incluíram a proposta na carta compromisso entregue aos candidatos a prefeito da cidade. Segundo o prefeito interino Hingo Hammes, ainda não há definição sobre o assunto, mas o governo está estudando a transferência da unidade.
“Estamos em conversa com o governo do Estado de uma interação melhor com as secretarias e nesta interação estaria a retirada do CIOP do Centro de Cultura Raul de Leoni. Essa transferência também estaria atendendo a reivindicação da classe artística”, comentou o prefeito interino Hingo Hammes.
O CIOP funciona com 56 câmeras espalhadas por todo o município que auxiliam no trabalho conjunto das forças de segurança, da organização do trânsito e no atendimento de emergências. A Guarda Civil Municipal (GCM), as polícias Civil e Militar, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) atuam juntas no monitoramento das câmeras.
As câmeras estão distribuídas em 46 pontos da cidade e tem capacidade de acompanhar imagens até um quilômetro de distância. O sistema do CIOP também é capaz de detectar a entrada de veículos roubados na cidade.