• Dia mundial sem carro:

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/09/2016 14:35

    Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que, em 2009, foram registradas 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Ainda segundo a OMS, os acidentes de trânsito são a segunda causa de morte de jovens até 29 anos e a terceira causa entre pessoas de 30 a 44 anos de idade, sendo que até o ano de 2020, esta situação deve se agravar em países de baixa renda. Pensando nos números alarmantes e com a intenção de mobilizar a população sobre a importância das boas praticas no trânsito, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) segue até o dia 25 de setembro com a Semana Nacional do Trânsito "Eu sou + um por um trânsito + seguro”. Em Petrópolis, a empresa Turb realizou uma ação educativa na Praça Dom Pedro sobre a segurança no trânsito, juntamente com a campanha "Dia Mundial sem Carro", comemorado hoje (22), que incentiva as pessoas a usarem outras formas de transporte. 

    Funcionários da empresa seguravam uma faixa com a mensagem "Seja você a mudança no trânsito" e distribuíram folders com orientações para pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas com dicas para um trânsito mais seguro. "Esse é o segundo ano em que praticamos essa campanha. Fazemos em nome dos motoristas, pedestres e sociedade em geral. Atrelamos essas dicas com as ações necessárias para uma viagem de ônibus mais segura, o que significa um ganho para o motorista, segurança para o passageiros e menos poluição para o meio ambiente porque pequenas atitudes como a limitação da velocidade, contribuem para a diminuição do consumo de óleo diesel", contou Jean Moraes, diretor da empresa Turb.

    Ainda segundo Jean, amanhã (23), a empresa também vai promover palestras de conscientização em duas escolas em Araras. "As crianças são futuros motoristas e também são passageiros, por isso é importante que eles conheçam as medidas protetivas para um trânsito mais seguro. A empresa tem essa preocupação e realiza regularmente atividades de conscientização, principalmente com relação à velocidade dos ônibus com os funcionários", disse Jean.

    Comemorado hoje, 22 de setembro, o Dia Mundial sem carro é celebrado em cidades do mundo todo. Segundo dados de 2015 do IBGE, Petrópolis conta hoje com 150 mil e 379 automóveis. O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

    Para Jaqueline dos Santos, a ideia de experimentar uma nova forma de transporte em um dia útil é muito interessante. "Hoje eu deixei o carro em casa e usei o transporte coletivo. É bom para economizar gasolina, vou tentar fazer isso mais vezes".

    Últimas