Ônibus continua sendo um problema no Brejal
O drama dos moradores da localidade dos Albertos, no Brejal, que fica a cerca de 12 quilômetros do Centro da Posse, parece não ter fim. Estudantes, trabalhadores, crianças e idosos estão enfrentando problemas com a falta de ônibus diariamente. Além dos problemas mecânicos, vários horários são suprimidos sem que outro coletivo faça a reposição. A linha que atende ao bairro é a única opção de transporte público para quem reside na região. Quem depende de ônibus para estudar e trabalhar acaba sendo prejudicado.
Na última quinta-feira, sem ter ônibus para voltar para casa, um grupo de alunos do ensino médio do Ciep Gabriela Mistral, que moram no Brejal e estudam no Centro da Posse, foram até a garagem buscar explicações. “Fomos até lá porque todos os dias o horário de 13h30 saindo da Posse não está sendo cumprido e nenhum outro ônibus é colocado no lugar. Isso é um absurdo com a gente”, disse Daniel Freitas, de 18 anos.
Para quem mora na localidade dos Albertos, depois de 13h30 só tem ônibus às 16h. “Temos muito pouco horário de ônibus e mesmo assim ainda tiram o que temos. É um absurdo. Não podemos estudar porque não temos transporte. Isso acontece o ano inteiro e a gente não aguenta mais”, completou Daniel.
Já não é de hoje que a Tribuna recebe inúmeras reclamações de moradores do bairro com relação ao transporte público. Desde o ano passado, os passageiros têm reclamado de falta de segurança, problemas mecânicos e até mesmo acidentes envolvendo coletivos da empresa.
Dois acidentes em um mês
Na semana passada, um ônibus da Transpal colidiu contra a traseira de um coletivo da Turb, enquanto ultrapassava um carro da mesma empresa que fazia o embarque de passageiros em Pedro do Rio. Um passageiro da linha 711 (Posse), que estava no ônibus atingido, foi levemente ferido por estilhaços do vidro traseiro, mas sem gravidade.
Essa foi a segunda colisão envolvendo Transpal e Turb em um mês. Há três semanas, um outro acidente aconteceu no Terminal de Itaipava, mas sem feridos.
Nova linha no Taquaril
A Transpal opera as linhas Jurity – 801 e Albertos 802 há mais de 30 anos, mudou de direção recentemente com a proposta de melhorias no sistema de transporte urbano, inaugurando há cerca de dois meses uma nova linha de ônibus na comunidade do Taquaril, que passou a contar pela primeira vez com transporte público. “Aqui no Taquaril a empresa segue firme, graças a Deus. Nós nunca tínhamos contado com ônibus. Foi um sonho realizado e não quero perder isso não”, disse Laryssa Beatriz, estudante de 21 anos que mora no bairro.
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) informa que já notificou a empresa e vem cobrando a operação regular das linhas e o atendimento aos moradores da região. A empresa tem até o fim do mês para regularizar a situação e, caso não aconteça, a CPTrans fará um contrato emergencial até que seja realizada a licitação para a concessão da operação das linhas.
Nossa equipe procurou também a empresa Transportadora São Pedro de Alcântara (Transpal), pelo telefone de sua garagem, que fica na Estrada Silveira da Motta, na Posse, mas não obteve sucesso.