Vacinação no Centro de Saúde de Petrópolis irá até às 20h
A Campanha Nacional de Multivacinação em crianças acontece até o dia 30 de setembro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até sexta-feira, dia 23, o posto de vacinação do Centro de Saúde vacina crianças até as 20h. Essa medida foi tomada para facilitar as mães que trabalham e têm dificuldade em levar os filhos para vacinar durante o dia e também no sábado, quando acontece o dia “D”.
No sábado, dia “D”, conforme determinação do Ministério da Saúde, a vacinação acontecerá das 9h às 17h. O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos, crianças com nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos. A Secretaria de Saúde pede uma atenção especial aos pais de meninas de nove a 13 anos, para que seja feita a imunização contra o HPV.
Ainda no sábado, outros quatro postos estarão abertos em função da campanha. Os pais que ainda não levaram os filhos não podem esquecer da apresentação da carteirinha de vacinação. Para crianças com menos de cinco anos estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Poliomielite e Hepatite A, entre outras. Já para o grupo de adolescentes de nove a 14 anos estarão disponíveis as vacinas: Hepatite B, Tríplice Viral, Dupla Adulto e HPV, essa específica para as meninas.
Os postos que funcionam normalmente como postos de vacinação e estão participando efetivamente da campanha são: Centro de Saúde (está atendendo até as 20h), PSF Alto Independência, PSF São Sebastião, UBS Quitandinha, UBS Morin, PSF Alto da Serra, Posto de Saúde da Coordenação de Epidemiologia (que funciona ao lado do Hospital Municipal Dr. Nélson de Sá Earp), UBS Retiro, Ambulatório Escola (Rua Hívio Nagliato), UBS Itamarati, Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro, UBS Itaipava, UBS Pedro do Rio e UBS Posse. No sábado, dia 24 de setembro, mais quatro postos ficarão abertos para a campanha, das 8h às 17h: UBS Araras, UBS Mosela, PSF Secretário e PSF Brejal.