Após 10 anos das chuvas, Governo do Estado anuncia investimentos na região
O governador em exercício, Cláudio Castro, irá visitar os principais municípios da região serrana a partir do domingo (10). A sede do Governo do Estado vai ser transferida para a região, em referência aos 10 anos da tragédia causada pelas chuvas de 2011 – em Petrópolis, a área mais atingida foi o Vale do Cuiabá, no terceiro distrito. Castro virá à cidade na terça-feira para participar de uma cerimônia de luto às vítimas, mas já anunciou algumas ações e investimentos para a região.
Entre as principais medidas, estão o desassoreamento e proteção de taludes dos rios Santo Antônio, Cuiabá e Carvão. As obras de recapeamento da Estrada União e Indústria no trecho de Pedro do Rio até a Posse, de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ), também fazem parte do pacote. Além disso, serão entregues cheques do programa Agrofundo, para famílias de agricltores do município, em um investimento de R$ 1 milhão.
Parte da União e Indústria, entre o Retiro e Itaipava, já está sendo revitalizada. O trecho é administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que iniciou as obras de recapeamento em 2019. O centro de Pedro do Rio chegou a receber asfalto novo, mas a obra parou por aí.
As obras na estrada acontecem por conta de uma ação civil pública aberta há 11 anos. Uma multa de R$ 10 milhões, proposta pelo Ministério Público Federal, chegou a ser aplicada ao DER, pela demora no início das obras.
O Governo do Estado já havia anunciado que irá solicitar recursos ao governo federal para licitar a construção de 578 casas populares na região serrana, sendo 330 em Petrópolis.