Unidade dos Correios segue funcionando, mesmo após casos de covid
Mesmo após funcionários terem testado positivo para covid-19, Centros de Distribuição de encomendas dos Correios mantém o funcionamento. A situação preocupa o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do RJ (Sindect-RJ), que denunciam o não afastamento de funcionários terceirizados, o que pode estar expondo os trabalhadores a contaminação do coronavírus. Desde o dia 25 de dezembro quase dez funcionários foram afastados por testarem positivo para a covid-19 em três centros de distribuição da cidade.
No Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) da Floriano Peixoto, um funcionário testou positivo e todos os outros foram afastados. A previsão de retorno ao trabalho era nesta segunda-feira (4), mas um novo caso foi confirmado na unidade. No Centro de Entrega de Encomendas (CEE) na Mosela, um funcionário testou positivo, e os outros foram afastados. A previsão é que o trabalho seja normalizado nesta quinta-feira (7). Já no CDD de Itaipava, dois funcionários testaram positivo na semana passada, e neste fim de semana mais 5 tiveram o diagnóstico confirmado. O retorno as atividades foi prorrogado para o dia 12 de janeiro.
Nestas unidades apenas parte dos funcionários dos Correios foi afastada. Terceirizados e pessoas com cargos de chefia continuam trabalhando. O afastamento só foi possível porque o Sindect-RJ conseguiu na Justiça do Trabalho um acordo com os Correios para a adoção de um protocolo de segurança para evitar a contaminação dos trabalhadores. Mas os terceirizados acabaram de fora desse acordo.
Segundo Leônidas da Silva, secretário do interior do estado do Sindect-RJ, essa situação do não-afastamento dos terceirizados é uma preocupação para o sindicato.
Na última semana, os Correios já haviam afirmado que com o afastamento dos trabalhadores alguns serviços sofreriam alterações. Nesta segunda-feira (4), a empresa afirmou que as três unidades estão abertas e realizando entregas.
Em nota, os Correios afirmaram que “lamentam eventuais transtornos e informam que devido a decretos municipais/estaduais, ou ainda em virtude dos protocolos preventivos adotados pela empresa para segurança de todos – como sanitização de ambientes e afastamento de empregados em grupo de risco –, algumas unidades podem sofrer alterações pontuais no serviço. Porém, a rotina de entrega permanece sendo executada. A empresa adota medidas como a execução de horas extras e plantões aos sábados para minimizar qualquer impacto aos clientes”, informou.