• Enxurrada reacende alerta: previsão de chuva? Evite trilhas e cachoeiras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/12/2020 18:20

    Com as chuvas dos últimos dias, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) recebeu um registro impressionante de uma enxurrada, na trilha que dá acesso à Pedra do Sino, em Teresópolis. O vídeo foi compartilhado pelo Parnaso, que faz um alerta para que visitantes evitem trilhas e cachoeiras em dias com previsão de chuva forte. 

    O registro foi feito por visitantes no dia 22 de dezembro. De acordo com o Parnaso, a situação perigosa aconteceu devido à grande intensidade de chuva na região. Nas imagens é possível ver um rio que se formou nas trilhas, com forte volume e intensidade. Segundo o parque, os visitantes que fizeram o registro estão bem. 

    Ainda que em Petrópolis não tenha sido flexibilizado o acesso a parques naturais, o alerta serve principalmente para quem gosta de se arriscar em cachoeiras e poços onde não há restrição de acesso, como as áreas fora dos limites do Parnaso (que mantém a sede Petrópolis fechada). No verão, os riscos de acidentes aumentam, com a frequente ocorrências de raios e grande volume de chuvas, geralmente no fim da tarde. 

    A temporada de montanhismo terminou em meados de outubro, e este não é considerado o melhor momento para realizar esse tipo de atividade. “Portanto, é extremamente relevante o acompanhamento das previsões meteorológicas, certificar-se se possui todos equipamentos necessários e essenciais, além de um conhecimento prévio sobre a trilha. No caso de chuva forte, o melhor a se fazer e se proteger em abrigos, pois além do perigo das águas fortes na trilha, pode ocorrer também descargas elétricas, desmoronamento ou quedas de árvores e galhos, além do risco de hipotermia causada por conta da exposição prolongada ao frio”, alerta o Parque, na postagem feita em seu perfil no Instagram.

    A voluntária do Parnaso, Monique Zajdlnwerg, contou que em outros anos foram registrados acidentes dentro dos limites do Parque, e por isso, é tão importante que os visitantes sigam as recomendações. “Se não tiver conhecimento da região, vá acompanhado de um guia. Sempre consulte a previsão meteorológica em sites confiáveis. Ir preferencialmente pela manhã. Nas atividades de montanha é importante ir com alguém que tenha experiência, e realizar essas atividades na temporada de montanhismo, que vai do fim do outono ao início da primavera. Em cachoeiras, caso tenha previsão de chuva é melhor evitar. Nem sempre a água dá sinais que terá uma cabeça d’água, por exemplo, principalmente em relevo íngreme, o risco é ainda maior”, alerta.  

    O Parnaso mantém abertas apenas as sedes de Guapimirim e Teresópolis. Devido ao período de pandemia, o acesso ao Complexo Sino está liberado apenas para o chamado “bate e volta”. Em Petrópolis, ainda não há previsão sobre a reabertura da sede, ainda depende dos protocolos que serão autorizados pela Vigilância Sanitária Municipal.

    Últimas