Petrópolis para os petropolitanos
Que Petrópolis tem inúmeros locais de visitação encantadores, isso todo mundo sabe, mas tem muita gente de Petrópolis que não conhece cantinhos especiais e prá lá de interessantes. É a mesma Petrópolis que encanta por suas construções históricas ganhando espaço também pelas belezas naturais e espaços curiosos. Pensando nisso, pedimos ajuda a pessoas da cidade e listamos aqui cinco dicas de locais que todo petropolitano deveria conhecer.
Espaço Liberty Garden – Polo gastronômico
O Espaço Liberty Garden, localizado ao lado do Museu de Cera, é extremamente aconchegante e familiar. O espaço conta com restaurantes, lojas de artesanato, chocolates e cervejas dos mais variados estilos e gostos, além de ter um lindo corredor de guarda-chuvas coloridos
Horário: terça a domingo, de 10h às 17h. Local: Avenida Barão do Amazonas, 25.
Pedra do Cortiço – Morro do Cortiço
A trilha da Pedra do Cortiço, também conhecida como Morro do Cortiço, é considerada de leve e também uma das mais fáceis da cidade. Com aproximadamente 45 minutos de caminhada, os visitantes já conseguem avistar o conjunto de montanhas de Petrópolis e Serra dos Órgãos, a Baía de Guanabara e a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. O nome do local é oriundo de moradores portugueses e brasileiros que residiam em casarões feitos em madeira próximo ao sopé da montanha. A taxa de entrada é gratuita.
Local: São Sebastião, ao lado da Paróquia São Sebastião do Indaiá.
Laticínios LeitePuro – Primeira fábrica de queijos de Petrópolis
A Laticínios LeitePuro carrega o posto de primeira fábrica de queijos legalizada da cidade de Petrópolis. O local conta com a produção de mais de sete tipos de queijos: o prato lanche, prato raclette, meia cura, minas padrão, minas frescal, mussarela e coalho. Com cerca de uma hora de duração, a visita permite aos visitantes conhecer todo o processo de produção dos queijos. E ao final da visitação, há uma degustação acompanhada de bebidas.
Local: Secretário, no Sítio Paraná – rodovia RJ-123. Horário: No período da manhã, às 10h30, e à tarde, às 14:30.
Poço Negro – Poção
Aos que apreciam um contato mais íntimo com a natureza, o Poço Negro, ou Poção, como é popularmente conhecido, é uma passagem quase que obrigatória. A cachoeira é bem ampla, oferecendo um grande espaço para mergulho. A queda d’água é bem grande e há muitas pedras no local, ideal para relaxar. E o melhor de tudo: bate sol o dia todo.
Local: BR-040 Itaipava sentido Juiz de Fora X Rio de Janeiro, no km 76.
Pedra da Índia – Morro da Viúva
A trilha da Pedra da índia, também conhecida como Morro da Viúva, tem esse nome em função do seu formato, que lembra o rosto de uma mulher. Tem cerca de 2,3 km e um desnível de 500 metros. A altitude do cume tem aproximadamente 1680 metros. A trilha é considerada de nível médio e conta com um visual deslumbrante e é praticamente toda a céu aberto. Em frente ao local, há um estacionamento particular. A entrada é gratuita.
Local: Araras, Estrada Almirante Paulo Meira