• IPGPar passa a se chamar Instituto Philippe Guédon Pró Gestão Participativa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/12/2020 16:33

    Na manhã desta quarta-feira (16), foi realizada na Sede do IPGPAR uma homenagem ao idealizador do Instituto Pró Gestão Participativa. O local passou a se denominar Instituto Philippe Guedon, trazendo a lembrança do companheiro que foi um dos principais líderes populares de Petrópolis. Fundado em 2013, o instituto é uma associação sem fins lucrativos, que busca estimular uma cultura política de participação através da cidadania. 

    Guedon faleceu na manhã do dia 25 de outubro, data marcada pela celebração do dia da democracia. Ele tinha 88 anos e sofreu um infarto em casa, deixando sete filhos, 12 netos e quatro bisnetos. 

    Nascido na França, Philippe se mudou pela primeira vez para o Brasil em 1935. Depois disso, voltou em 1950 para o país europeu e retornou ao Brasil em 1957, mantendo residência no Rio de Janeiro.

    Morando em Petrópolis desde 1974, Guedon foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do distrito de Itaipava, onde foi o primeiro a criar uma Associação de Moradores da região. Foi vereador de 1989 a 1992 e secretário no governo Gratacós. Também fundou o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), partido do qual se desligou em 2011 pelo que chamou de “profundas discordâncias”.

    À frente do Instituto Philippe Guedon atualmente está a sua filha, Silvia Guedon, que mantém vivo o legado do pai, tendo como pilares no trabalho desenvolvido no coletivo a solidariedade, sustentabilidade, a participação e a democracia.

    Leia também: Em tempo de pandemia, equipe do Sagrado Coração de Jesus convida população a montar seu próprio presépio

    Últimas