Oito candidaturas ainda não foram confirmadas pelo TRE
Dos 248 registros de candidaturas para disputar as eleições municipais deste ano em Petrópolis, oito continuam aguardando julgamento e entre eles estão os candidatos a prefeito Bernardo Rossi (PMDB) e Rubens Bomtempo (PSB), assim como os vices Thiago Damaceno (REDE) e Albano Filho (PMDB). Os dados constam no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registrando quatro renúncias e três indeferidos com recurso.
Entre os candidatos que aguardam julgamento está o vereador Anderson Juliano (PSDC) e o ex-vereador Hélio Dias (PR). Eles são ex-presidentes da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e constam na lista de gestores inelegíveis entregue pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A prestação de contas deles, durante o tempo em que foram presidentes da Companhia, não foi aprovada pelo TCE em função de irregularidades apontadas pelos técnicos do Tribunal de Contas.
Os candidatos a prefeito Rubens Bomtempo e Bernardo Rossi apresentaram suas defesas sobre as denúncias contra eles devido a ações judiciais onde respondem como prefeito e presidente da Câmara Municipal. A coligação Solidariedade Republicana (SD, PR e PTdoB) entrou com o pedido de impugnação da candidatura de Rossi, citando processos onde ele é acusado de usar dinheiro público para pagar publicidade em jornais da cidade, configurando promoção pessoal. O pedido de impugnação de Bomtempo foi apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), tendo como base ações em que ele é condenado e acusado de contratar sem o processo licitatório e com preço abaixo do praticado no mercado, frisando que o ato em questão causou lesão aos cofres públicos, configurando improbidade administrativa.