• Site Monitor Covid-19 do Cefet Petrópolis aponta aumento exponencial da doença

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/12/2020 13:11

    O número de casos e mortes causadas pela Covid-19 tem aumentado novamente desde novembro, lançando mais um alerta sobre a velocidade de disseminação do coronavírus no Brasil e no mundo. Esse aumento pode ser verificado diariamente, por exemplo, nos dados de expansão da doença, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, e também pelos gráficos do site Monitor Covid-19, criado e alimentado por um grupo docentes do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis. 

    O Monitor Covid-19 verifica graficamente a tendência de piora, manutenção ou melhora da situação da pandemia do coronavírus em cada estado do Brasil a partir do parâmetro Rt. Os dados apresentados exibem valores atualizados – conforme os números divulgados pelo Ministério da Saúde –, que aferem a rapidez com que o coronavírus está se disseminando nos estados brasileiros e refletem quantas pessoas, em média, são contaminadas por cada indivíduo que adquire a Covid-19. 

    Leia também: Petrópolis tem número recorde de pacientes com sintomas de covid-19 internados: 145 pessoas

    “A partir de novembro, os dados já demonstram uma tendência de crescimento, o que é confirmado pelo parâmetro Rt, que indica quantas pessoas estão sendo contaminadas. Rt = 1 significa que uma pessoa contamina outra pessoa. Rt = 2 significa que uma pessoa contamina duas pessoas”, afirmou o professor Luís Tarrataca, um dos responsáveis pelo site.  No último dia 9 de dezembro, por exemplo, o Rt do Brasil marcou 1,23 e o estado do Rio de Janeiro registrou 1,48. Números que atentam para um cenário de crescimento exponencial. 

    Tarrataca destacou que nas últimas quatro semanas, o número de casos no Brasil mais do que dobrou, saltando de 120 mil casos semanais para 280 mil. “O problema desta 2ª onda é que vai provocar um aumento dos óbitos dentro de duas a três semanas. O número de óbitos é o que chamamos de indicador com atraso.  Daí ser tão urgente tentar reduzir o Rt. O ideal seria impor estratégias que diminuem o contágio e que fazem reduzir o Rt para menos de 1”, destacou o professor.

    Leia também: Qual a real ocupação das UTIs covid? Saúde responde hoje na Câmara de Vereadores

    “Tendo em consideração que os hospitais já estão ‘gritando’ por ajuda, não parecem vir aí boas notícias. Especialmente quando olhamos para o calendário das próximas semanas – Natal e Réveillon, eventos que tipicamente provocam agregação de pessoas”, alertou Tarrataca.  O docente ressaltou que é preciso que todos sejam mais cautelosos para diminuir a probabilidade de contágio: “evitar aglomerações. Evitar horários de mercado com muitas pessoas. E não aceitar as fake news”. 

     

    Sobre o site Monitor Covid-19

    Lançado em 23 de abril de 2020, o site Monitor Covid-19 tem como objetivo de informar sobre os últimos dados de disseminação da Covid-19 na comunidade brasileira e, assim, contribuir para uma tomada de decisões apropriada e para a conscientização da população sobre a importância dos cuidados que devem ser adotados no momento atual.

    O site, que utiliza os dados oficiais do Ministério da Saúde, é atualizado diariamente, informando a situação da pandemia em cada estado brasileiro e também nas 12 cidades com mais casos em cada unidade federativa. Quando há atraso por parte do Painel Brasil, o Monitor Covid-19 estima os números de acordo com os dias anteriores (o que é demonstrado pelas linhas pontilhadas do gráfico). A equipe responsável pelo site é formada pelos professores Luís Tarrataca, Diego Haddad, Douglas Cardoso, Jurair de Paula Junior, Laura Assis, Luis Carlos Retondaro e Pedro Lara, todos do curso de Engenharia de Computação do campus Petrópolis. 

     

    Últimas