• MP aponta ocupação quase total de UTIs e prefeitura anuncia ampliação de leitos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/12/2020 11:10

    MP aponta ocupação quase total de UTIs e prefeitura anuncia ampliação de leitos

    Não foram só os Partisans que notaram números divergentes vindos da prefeitura sobre a ocupação de UTIs por pacientes da covid. O Ministério Público, que tem acesso ao relatório diário de leitos, percebeu, na quinta-feira, que apenas um leito pelo SUS estava vago em Petrópolis. Mesmo assim, em canais oficiais, a prefeitura informava que eram 24 leitos disponíveis.  Mas, nove pessoas estavam na fila de espera, mesmo havendo esses “leitos disponíveis”. Agora a prefeitura vai ter de explicar ao MP e, provavelmente à justiça, porque divulgou dados errados.

    Mais 37 leitos

    Na própria quinta-feira à noite, talvez já sabendo que sustentar números errados já não seria mais possível, a prefeitura anunciou a abertura de mais 37 novos leitos de UTI para pacientes da covid-19. Mas, MPs e a Defensoria Pública podem ir pessoalmente contar quantos leitos efetivamente funcionam considerando equipamentos e equipes médicas a postos.

    Longe da solução

    Não tem jeito: ônibus continuam circulando abarrotados. Nas redes sociais o que não falta são fotos da galera denunciando as filas nos terminais que continuam com aglomeração e os ônibus circulando bem cheios.

    O cardiologista José Kawazoe Lazzoli recebendo das mãos da vereadora Gilda Beatriz o prêmio Dr. Oswaldo Cruz pelos relevantes serviços prestados na área de saúde na cidade.

    Internado

    A internação em UTI do vereador eleito Paulo Igor, vítima da covid-19 – ainda afastado de suas funções no atual mandato – coincidiu com seu aniversário. Ele completou ontem 39 anos.

    Motos

    Longe de os Partisans criarem a intriga e a discórdia, mas desde que foi sancionada a lei contra o barulho de motos o negócio piorou. Não em uma noite que não role motos com cano aberto transitando no Centro e nos bairros.

    Presença

    A lista de presença dos vereadores nas sessões este ano vai até julho apenas, ainda que estejamos já encerrando o período legislativo. E mesmo assim é uma ficção: quando o vereador falta e manda o colega justificar a falta é abonada. Por isso o placar, de janeiro a julho marca: três faltas para Dudu, duas para Taboada, duas para Leandro Azevedo e uma para Ronaldão.

    Recuperação

    Há uns dois meses, antes da eleição, naturalmente, o prefeito Bernardo Rossi anunciou um plano de recuperação pós-pandemia focado no Distrito Industrial da Posse e na atração de turismo de negócios.  Já na segunda onda da covid-19 vai ser preciso mais que isso.

    Já começou?

    Mas, os candidatos já estão em campanha? Não tá definido ainda o terceiro turno, mas tem gente que já partiu pra exposição da figura nas redes sociais e programas de tevê.

    Eu, hein!

    Quem testa positivo para a covid-19 nos pontos de apoio da UPA Centra e Itaipava e ainda na tenda da Praça Dom Pedro volta pra casa com recomendação de quarentena, certo? Mas, de ônibus lotado?

    Já era

    E moradores do conjunto habitacional da Posse postaram fotos e vídeos dos alagamentos – dentro e fora dos apartamentos nesta semana, com as chuvas fortes na região. E, ao contrário do período eleitoral, não apareceu nenhum vereador lá pra dar uma força e fiscalizar.

    Natal Musical

    Iniciativa de empresários de turismo e comércio, Petrópolis terá este ano o Natal Musical sobre Rodas. Serão dois desfiles – um hoje e outro no próximo sábado – percorrendo do Bingen à Itaipava, passando pelo Centro Histórico e vários bairros. A parte musical fica por conta da banda do 32° Batalhão de Infantaria Leve e as crianças participantes são do projeto da Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe).

     

     A capelinha do restaurante Lá, de Secretário, mantém a fé mesmo neste distanciamento social.

     

     

    Últimas