Horta educativa: PSF Boa Vista
Se tem uma coisa que mudou esse ano foram nossos hábitos, não é mesmo? Alguns em rotina de trabalho, outros em rotina de estudos e muitos em rotina alimentar. Em casa, muitos aprenderam a importância de uma boa alimentação, de uma alimentação mais saudável. Nas redes sociais percebemos diversos compartilhamentos de receitas que deram certo e outras nem tanto, mas inúmeras tentativas. Fato é que 2020 veio com uma demanda enorme de discussão acerca de uma vida mais saudável, e uma vida saudável está diretamente ligada à nossa alimentação.
Com o objetivo de promover uma melhor alimentação e estimular hábitos saudáveis o PSF Boa Vista criou uma horta sustentável feita com material reciclado que consistem em garrafas pet e pallets. A horta possui: morango, agrião, alface crespa, alface roxa, salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã, orégano, sálvia, tomilho, pimenta, mostarda, cenoura, manjericão.
A finalidade da horta é incentivar os pacientes durante as consultas de nutrição e as demais realizadas na unidade, além da equipe, a uma melhor alimentação, de forma visual e cooperativa, sendo possível ainda compartilhar as mudas que forem sendo produzidas ao longo do tempo.
A conscientização consiste em um uso frequente e real, ou seja, possível de ser feito e sustentado em qualquer residência, de alimentos e temperos sem agrotóxicos contribuindo para melhoria da saúde na comunidade e formando um ambiente mais saudável.
A auxiliar de serviços internos e externos, Simone Aparecida, já utilizou os alimentos da horta para preparação de alimentos da equipe, o que além de ser um benefício para a saúde da equipe também gera ganhos econômicos e que devem ser compartilhados e levados para a rotina familiar.
A horta foi plantada em novembro deste ano e mesmo com pouco tempo os pacientes se interessam em conhecer os alimentos e já relatam que pretendem reproduzir a ideia em suas residências.
A importância da inserção da horta na rotina alimentar está para além dos benefícios aqui citados, como uma melhor alimentação e os benefícios econômicos; cultivar uma horta alimentar é comprovadamente uma prática terapêutica que em família pode ser ainda mais prazerosa. O intuito da equipe do PSF é abraçar com todo carinho as múltiplas formas de conscientização que uma horta sustentável pode proporcionar.
Vivenciamos um momento histórico e uma oportunidade de recomeço em diversas áreas. A alimentação faz parte da nossa rotina de bem-estar e nesse momento é uma importante aliada em dias difíceis. É possível torna-los mais leves com hábitos simples.
SERVIÇO
* Maria Angela Gomes é professora de História, mestranda em História Social e atua na área de educação há 04 anos com reforço escolar e educação multidisciplinar.
MARIA ANGELA GOMES
Maria Angela é Petropolitana. Atualmente mestranda em História Social pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em Formação de Professores. Pós-graduada em História Militar Brasileira com um trabalho de pesquisa em escravidão no Brasil, recorrente desde a graduação na Universidade Católica de Petrópolis. É professora de História e atua na área de reforço escolar desde 2015 com trabalhos multidisciplinares com crianças, jovens e adultos.