• Vigilância Ambiental resgata cobra que estava escondida nas engrenagens de uma moto da Guarda Civil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/12/2020 10:18

    Na tarde desta quinta-feira (03), a Vigilância Ambiental fez o resgate de uma cobra que estava escondida nas engrenagens de uma motocicleta da Guarda Civil. A serpente é da espécie Sibynomorphus Neuwiedii, conhecida popularmente como dormideira. Não é uma cobra peçonhenta, mas pela cor é facilmente confundida com uma Jararaca. Ela foi retirada do tanque do veículo pela equipe da Vigilância Ambiental e levada em segurança. A Vigilância faz um alerta para que a população fique atenta e tome alguns cuidados em situações com serpentes e animais peçonhentos. 

    “Pesquisas mostram que a partir de outubro até abril é muito comum o aparecimento destes animais nas áreas urbanas. É comum porque é na época em que eles estão mais ativos, em relação a movimentação e reprodução. Como também os acidentes aumentam neste período”, explica Dione Storck, biólogo da Vigilância Ambiental.

    A serpente estava nas engrenagens da motocicleta / Foto: Divulgação

    Segundo o biólogo, o animal apareceu no painel de uma das motocicletas que estava estacionada próximo a uma área de mata no pátio da sede da Guarda Civil. O resgate foi difícil e cuidadoso para que a serpente fosse retirada com vida das engrenagens. Ela foi removida e levada para a Vigilância Ambiental onde está sob cuidados até que seja liberta na mata novamente. 

    A Vigilância alerta para que em casos como este, a população não toque no animal. A recomendação é que seja acionado o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate ou remoção. Esta espécie não é peçonhenta, ou seja, não oferece risco com a picada. É uma serpente comum da região, que aparece principalmente em áreas rurais e se alimenta de caramujos.

    Últimas