Candidatos a prefeito apresentam propostas para a área de Educação
A pedido da Tribuna, os candidatos a prefeito Rubens Bomtempo, Bernardo Rossi e Yuri Moura apresentaram suas principais propostas para várias áreas da administração municipal, que serão publicadas a partir de hoje. Na estreia do espaço oferecido aos candidatos, eles apresentam os projetos que pretendem desenvolver na área da educação. Nos próximos dias, eles terão oportunidade de expor aos leitores/eleitores o que pensam e o que se propõem a fazer diante de problemas de setores como saúde, segurança, transportes, mobilidade urbana, economia e turismo. Os textos abaixo foram fornecidos pelas assessorias dos candidatos. Na próxima terça-feira, a Tribuna publicará as propostas dos três candidatos para a área de saúde.
Rubens Bomtempo
Investir na Educação é investir no futuro. Por isso, esta área é prioritária. Desde 2013, Rubens Bomtempo capacitou os profissionais e convocou mais de 1,8 mil aprovados em concurso público. O número de vagas em creches mais do que dobrou. Desde 2001, mais de 30 escolas e creches foram construídas. Os estudantes do Ensino Médio ganharam o passe livre. As 1,5 mil bolsas de estudo na UCP e a vinda do Cefet, do Cederj, do CVT e da Faetec foram outras conquistas de Bomtempo, que trouxe a UFF, realizando antigo sonho da juventude.
Bomtempo vai fazer mais. Uma das metas é universalizar o acesso à creche para crianças de 0 a 3 anos, com o monitoramento em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Uma das propostas é garantir vaga em creche para todas as crianças nascidas na maternidade do Hospital Alcides Carneiro. A ampliação do Vestibular Social para os distritos, preparando os jovens para o ingresso na universidade, e a expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são outras propostas.
Bomtempo trouxe a UFF, com espaço amplo e adequado para os alunos estudarem. Agora, vai seguir trabalhando para facilitar o diálogo entre as instituições de ensino superior, fomentando a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho e criando ambiente propício para o desenvolvimento tecnológico. Entre as metas estão o incentivo à criação de incubadoras de empresa junior e espaços de coworking e startups, além de apoiar a ampliação da oferta de cursos na UFF, Cefet, Cederj, CVT e Faetec.
Outra iniciativa é continuar monitorando o cumprimento do Plano Municipal de Educação, garantindo que ele estejam de acordo com o Plano Nacional. Bomtempo criou o PGDREN, garantindo autonomia financeira e gestão democrática, por meio das associações de apoio à Escola. Fez a eleição dos diretores e criou os conselhos escolares. Agora, vai fortalecer ainda mais a gestão democrática, incentivando a formação de fóruns e grêmios estudantis.
Bernardo Rossi
Os pais querem que seus filhos sejam formados com ensino de qualidade, que deve começar na creche. Bernardo Rossi vai ampliar as vagas da educação infantil criando novos CEIs e ampliando os convênios com entidades particulares e religiosas. A merenda escolar vai melhorar e o cardápio nutricional será ampliado, priorizando os produtos orgânicos da cidade. Para que as mães trabalhem tranquilamente sabendo que seus filhos estão na escola, Bernardo Rossi vai oferecer o ensino em tempo integral. Os profissionais que cuidam das nossas crianças serão capacitados e valorizados por Bernardo Rossi para que ofereçam ensino de qualidade. Bernardo Rossi é candidato a prefeito pela Coligação Petrópolis no Coração (PMDB, PP, PSC, PSDC, DEM, PSL, PTC, PRTB, PV, PDT, PEN, PROS, PSDB, PMB, PRP, PTB e PHS).
“Nossas crianças e jovens terão educação de qualidade e oportunidades para entrar no mercado de trabalho. E os profissionais responsáveis por isso, que são fundamentais na nossa formação, serão valorizados. Ele precisa ter condições dignas de atuar”, afirma.
Bernardo Rossi defende o esporte como transformador na vida das pessoas começando na escola, onde vai investir em programas, incluindo o de alto rendimento.
Para Bernardo Rossi, a escola pertence aos alunos e por isso vai utilizá-la com o Programa Escola Aberta com atividades nos fins de semana. Assim como no esporte, Bernardo Rossi vai promover a inclusão do aluno com deficiência, garantindo a acessibilidade e promover de forma permanente a avaliação da saúde de todas as crianças da rede pública de ensino, com visitas regulares de especialistas nas escolas. A qualificação dos jovens também é prioridade para Bernardo Rossi – que trouxe a Uerj, CVT e o Cederj – e vai ampliar mais a oferta de ensino superior com parcerias com instituições estaduais e federais para trazer cursos não existentes em Petrópolis e também manter o programa de bolsas para ensino superior a alunos da rede pública, como conseguiu com a UCP com 500 bolsas.
Yuri Moura
Defendo o reconhecimento dos professores e professoras, e de todos os profissionais da área, como os responsáveis pela educação de qualidade. É preciso garantir que os mesmos possam manter vínculos com as unidades de ensino em que estão lotados, através de apoio permanente e carga horária justa. Além disso, irei incentivar o Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, rediscutindo o conteúdo e as disciplinas escolares, e provendo formação permanente aos servidores da educação.
Outro ponto fundamental para transformar a educação é implementar o ensino integral, em tempo e conteúdo, em todas as unidades da rede municipal. Garantindo o transporte escolar, seja por meio do passe-livre estudantil ou através dos ônibus e vans do município e, assegurando merenda escolar de qualidade, com real acompanhamento nutricional e suporte permanente às merendeiras e cozinheiras das escolas e centros de educação infantil. Aliás, são esses Centros de Educação Infantil que precisam de ampliação nos bairros,
além da criação de novos centros para os filhos dos trabalhadores e trabalhadoras em grandes polos econômicos, como na Rua Teresa. No campo pedagógico, quero dar força aos novos mé- todos. Uma das medidas para isso é instituir a disciplina de Ética e Cidadania, abrindo espaço para o debate político e social. Promoverei ainda a expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos programas de alfabetização.
Já no ensino superior, é possível consolidar Petrópolis como uma cidade universitária. É preciso fomento, infraestrutura, logística para expandir os cursos e faculdades públicas aqui. No meu plano de metas, defendo a criação do Programa Municipal de Apoio à Pesquisa, através da aprovação, por lei, do Fundo Especial de Apoio ao Estudante Universitário – FEUNI. Será esse fundo que trará também formas de incentivo ao desporto universitário, além de financiamento e assistência estudantil – unificando as políticas de bolsas em universidades particulares através do Enem.