• Projeto ‘Cultura Afro-Brasileira: valores e fortalecimento’ realiza palestras online até o final do mês

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/11/2020 14:30

    O projeto “Cultura Afro-Brasileira: valores e fortalecimento” realiza, até o final de novembro, uma série de palestras sobre diversos temas relacionados à população negra. Este ano, devido à pandemia, as atividades serão realizadas online.

    Fundado em 2015, o projeto teve início a partir da necessidade, identificada pela professora Adriana da Silva Souza, de estudos sobre temas relacionados ao povo negro em Petrópolis. Na ocasião, Adriana reuniu profissionais de diversas áreas para a realização de debates educacionais.

    “Nós discutimos diversas temáticas relacionadas ao negro nas mais diferentes áreas. Já falamos sobre bioarquitetura, saúde, literatura, educação, dança. Tivemos até uma palestra sobre nutrição, onde falamos da influência da cultura afro e afro-brasileira nos alimentos do nosso cotidiano, pensando nessa quebra de preconceitos, já que consumimos alimentos que vêm da cultura negra, entre outros assuntos. Desenvolvemos também oficinas com profissionais de Petrópolis para o fomento de ações referentes à comunidade negra na cidade”, explica a professora Adriana.

    Nesta terça-feira (24) a palestra virtual tem como tema “Mulheres Negras na Construção da Educação”, que será ministrada pela pedagoga e pesquisadora Maria Clara dos Santos. O evento é aberto ao público, começa às 19h e será transmitido em uma Live no Instragram da organizadora (@adrianasouza306).

    Na quarta-feira (25), Dia de Combate à Violência Contra Mulher, o encontro vai abordar os “Direitos da Mulher e Deveres da Coletividade”, com as advogadas Luana Paulino e Pamella Oliveira, também às 19h no Instagram.

    A série de palestras virtuais 2020 segue até dia 28 de novembro. Confira a programação:

    Dia 26/11 – “Carolina Maria de Jesus: ecos da biografia e escrita em nós” – com a professora e pesquisadora Aline Andrade, de 16h às 17h;

    Dia 27/11 – “A história do Negro na Zona da Mata Mineira: apontamentos historiograficos” – com as professoras, Dra. Elione Silva Guimarães e Dra. Vitória Schettini, de 19h às 20h;

    Dia 28/11 – “Avanços e Desafios da Agenda Antirracista no Cenário Atual”.

    Últimas