• Casos confirmados de Covid-19 em novembro já representam mais da metade dos registros de todo mês de outubro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/11/2020 11:00

    A quantidade de casos confirmados de Covid-19 nas primeiras semanas de novembro já representam mais da metade dos registros de todo o mês de outubro, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Petrópolis. Esse aumento das notificações acende um alerta e dá indícios da possível chegada de uma segunda onda da doença na cidade.

    De acordo com o painel de monitoramento do coronavírus disponível no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), em todo o mês de outubro, 1.111 casos foram confirmados. Este mês, até o dia 13, já foram 564 novos casos de Covid-19 na cidade. A curva ascendente de confirmações da doença começou em julho, quando o governo municipal deu início às flexibilizações das atividades econômicas.

    Em junho, foram confirmados 872 casos positivos de coronavírus. No mês seguinte foram 1.294 registros. Em agosto, esse número passou para 1.957. A partir de setembro, houve uma redução na quantidade de confirmações, foram 1.841. 

    A Secretaria de Saúde, Fabíola Heck pede que as pessoas continuem tomando os cuidados para se prevenir da doença, como usar máscaras e evitar aglomerações. “Nós estamos tomando todas as providências necessárias para a prevenção da segunda onda na cidade, com base no que temos observado nas semanas epidemiológicas. Percebemos o que já vem ocorrendo em municípios vizinhos e, mais uma vez, nos antecipamos em todas as nossas ações. Tivemos aumento em casos e notificações e, diante disso, ampliamos ainda mais as testagens em massa e o monitoramento na cidade”, disse a secretária.

    Petrópolis também tem registrado aumento nas notificações diárias de casos suspeitos de Covid-19 nas primeiras semanas de novembro. De acordo com o painel de monitoramento, em outubro, a média diária de notificações ficou em 121. Em novembro, até o dia 18, esse número já é de 81 casos suspeitos notificados por dia. 

    Assim como nas confirmações da doença, esse aumento nas notificações de Síndrome Respiratória também vem sendo observada há alguns meses, quando a cidade passou de 63 notificações em julho para 108 em agosto. Em setembro, foram 128 registros.

    Outro dado que também chama a atenção se refere às internações nos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do SUS. De acordo com o painel de monitoramento da Prefeitura, a partir de novembro houve um aumento na quantidade de internações em comparação a outubro. Entre os dias quatro e oito deste mês havia 31 pessoas em leitos de UTI, enquanto que entre o período de 12 a 16 de outubro, eram de 18 a 20 pacientes nessas vagas.

    Últimas