• Eleições 2020: saiba quais serão as primeiras medidas de governo dos dois candidatos que disputam o segundo turno

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/11/2020 09:52

    O segundo turno das eleições municipais acontece no próximo domingo (29) e a disputa será entre o ex-prefeito Rubens Bomtempo (PSB) e o atual chefe do Executivo, Bernardo Rossi (PL). A Tribuna questionou os dois candidatos sobre quais seriam as primeiras medidas adotadas em 2021, caso fossem eleitos. A Saúde e a geração de emprego e renda foram os focos principais citados pelos candidatos.

    Tribuna: assumindo o mandato em 2021, qual será a sua primeira medida?

    Bernardo Rossi: Manter as ações de combate ao coronavírus. Essa é uma das prioridades do próximo mandato. Testagens e ações de conscientização devem fazer parte da rotina. A prioridade é a de salvar vidas. Para fortalecer ainda mais o sistema de saúde, continuaremos com o planejamento de mutirões de exames, consultas e cirurgias, inclusive nos finais de semana e à noite. Novas UBSs serão entregues: Bingen, Glória, Vicenzo Rivetti e Corrêas e a ampliação do terceiro turno nos postos continuará. Continuaremos fomentando a economia para trazer mais empresas para a nossa cidade, através das novas leis de incentivo, projeto turismo de negócios, Condomínio Industrial da Posse e fomento do setor de tecnologia. Vamos investir ainda mais na educação, tanto nas reformas das escolas e CEIs, quanto na ampliação no número de vagas na Educação Infantil, com materiais pedagógicos e mobiliários novos. O cartão Merenda Certa terá continuidade. A segurança pública continuará sendo foco, com a ampliação do sistema de monitoramento e criação de ciclopatrulha no Centro. O Restaurante Popular será ampliado e o serviço chegará aos distritos. Na área da Habitação vamos criar o Programa Moradia Segura para auxiliar as pessoas que precisam de orientação na construção e construir mais moradias populares. Para fortalecer as ações de cuidado com a Mulher vítima de violência, vamos ter a Casa da Mulher com todos os serviços concentrados em só lugar. No turismo, vamos descentralizar os eventos e criar um calendário mais diversificado para fortalecer o comércio, hotelaria e setor de serviços.

    Rubens Bomtempo: Vamos ter uma atuação forte no início do governo para reconstruir a nossa cidade. A melhoria dos serviços em saúde é uma das medidas urgentes. Como médico, vou implantar ações que alinhem o desenvolvimento aos protocolos de segurança para a Covid-19. Vamos resgatar o Hospital Alcides Carneiro para que ele volte a atender as necessidades da população, acabar com as longas filas de espera por consulta, exame e cirurgias. Dentro do programa Retomada Petrópolis, vamos criar o Auxílio Popular: um microcrédito para os trabalhadores informais, pequenos e médios comerciantes, para impulsionar a geração de emprego e renda. Também vamos criar os mutirões remunerados nas comunidades, retomando as obras públicas. Já o Embarque Profissional vai oferecer estágios em empresas da cidade, para que jovens do ensino fundamental e médio da rede pública de educação possam garantir o primeiro emprego. A Prefeitura precisa de uma reforma administrativa e de uma reestruturação da máquina pública. Vamos voltar a fazer concursos públicos, reorganizando todos os setores e fortalecendo as redes de educação, saúde e as demais áreas. O transporte público e a mobilidade urbana também estarão no centro das nossas atenções. Junto com o Comutran e todos os atores envolvidos, a CPTrans vai implantar medidas que ofereçam maior fluidez e diminuam o tempo de viagem dentro da cidade. Com a experiência que temos na gestão pública, vamos trabalhar arduamente para recuperar Petrópolis.

    Leia também: 

    Jamil Sabrá e Coronel Vieira Neto se mantêm neutros e não apoiarão candidatos no segundo turno

    Gurgel declara apoio a Bomtempo. Leandro Azevedo e Elias Montes não declaram apoio a nenhum dos candidatos

    Últimas