Estado do Rio vai contar com cerca de 30 mil policiais em patrulhamento durante as eleições
Este ano, pela primeira vez, 600 agentes que trabalham nos programas Segurança Presente, Lei Seca e Marcha pela Cidadania e Ordem vão reforçar o patrulhamento durante as eleições municipais no estado. Ao todo, haverá cerca de 30 mil policiais, entre civis e militares, garantindo o processo de votação no Rio de Janeiro. O pedido de apoio das forças estaduais foi feito ao governador em exercício Claudio Castro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).
Desta vez, a eleição 2020 não contará com a participação da Força Nacional de Segurança (FNS).
“Recebi a ligação do presidente do TRE-RJ, o desembargador Cláudio Brandão, com a intenção de estabelecermos uma grande parceria. Ele demonstrou confiança no governo do estado e nas forças de segurança estaduais e, em seguida, também avaliamos a ideia de incluir os agentes do Segurança Presente, da Lei Seca e Marcha nas eleições municipais. É um orgulho para nós este convite do TRE-RJ, e estamos gratos. Quero agradecer aos esforços de cada um dos senhores e senhoras que tem se dedicado a levar segurança à população” afirmou o governador, dirigindo-se aos agentes que participaram de uma capacitação promovida pelo TRE, nesta segunda-feira (09), no Palácio Guanabara.
No total, 22.036 policiais militares e 8 mil policiais civis estarão a postos para reforçar a segurança de quase 5 mil locais de votação. Eles também darão suporte à escolta das urnas eletrônicas e apuração dos votos. As unidades de operações especiais das duas polícias também ficarão de prontidão para qualquer necessidade de acionamento.
Já os 600 agentes dos programas Segurança Presente, Lei Seca e Marcha pela Cidadania e Ordem, além do apoio no patrulhamento e do atendimento à população, também terão a missão de garantir o uso de máscaras e o distanciamento social necessário a fim de evitar a disseminação da Covid-19.
“Os agentes complementam o serviço de segurança pública. Eles farão a diferença, já que atuam diariamente em programas de sucesso que têm a credibilidade das pessoas. O trabalho que realizamos de polícia de proximidade trará um diferencial a essas eleições. Com cuidado e cordialidade, temos certeza que teremos uma eleição segura e cidadã em 2020”, ressaltou o subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria da Casa Civil, Antônio Carlos dos Santos.